O que é ser jovem? Foi o tema do encontro mensal de jovens da missão no passado dia 10 de Outubro, numa das aldeias do Gungo, Kubal 6 Pontes. Neste encontro de jovens reúnem-se os jovens dos vários centros que compõem a comunidade do Gungo. Esta aldeia fica num dos extremos desta comuna, o que se demonstrou na participação dos jovens, uma vez que a única forma de eles poderem estar presentes era caminhar. E foram alguns os que caminharam, que ousaram avançar para um encontro de jovens onde certamente sairiam mais ricos. Alguns jovens caminharam 10h a pé, sempre com um sorriso nos lábios e com muita alegria.
Neste encontro reflectimos na questão: “o que é ser jovem?” Tudo começa por saber o que é ser jovem e qual o nosso papel na sociedade, só assim poderão sentir-se e fazerem-se sentir jovens. Foram muitas as partilhas dos jovens que estiveram, baseando-se na energia, na entrega, no espírito de solidariedade, na altura de lutar pelos sonhos, de trabalhar por uma vida melhor, ter coragem para avançar. Mas acima de tudo “Ser jovem é viver entusiasmado por um Modelo! Tu.. jovem, tens a vida nas tuas mãos! Para construíres, para comprometeres, para fazer dela dom aos outros.”. Ainda nesse centro tivemos a oportunidade de reunir com os jovens locais onde abordamos os temas do namoro e da sida. O primeiro prendia-se com a dificuldade que os jovens apresentam durante a sua vida de casado, em algumas questões culturais que condicionam o tempo de namoro. O segundo, foi realizado com o objectivo de esclarecer os jovens acerca desta doença, de toda a sua dimensão e da sua problemática.
De 31 de Outubro a 15 de Novembro estivemos noutra aldeia da comunidade do Gungo, no Chimbango. Nestes dias realizamos encontros com os jovens do centro onde voltamos a abordar a problemática da sida e do álcool. No dia 7 de Novembro foi dia de encontro com os jovens da missão, em que o tema era a solidariedade! “Quem sou eu? O que faço pelo mundo?” Todos nós podemos ter um papel activo na sociedade que vivemos e está nas mãos de cada um de nós lutar por um mundo melhor e entregarmo-nos por inteiro a tudo o que fazemos. Ser jovem também é ser solidário, ser amigo e preocupado com os outros. Ser jovem é acreditar e lutar por aquilo que acreditamos.
“E tu… o que fazes pelo mundo?”
Inês Pereira
Projecto “Ser Jovem no Gungo”, financiado com o apoio da Comissão Europeia
sexta-feira, novembro 27, 2009
quarta-feira, novembro 25, 2009
Encontro de Jovens no Cassongue
Olá amigos missionários :D
Passado mais de um mês sem internet na cidade, finalmente conseguimos enviar algumas notícias. E gostava de partilhar convosco tudo de bom que tem acontecido por cá e os trabalhos que vamos realizando.
Este último fim-de-semana tivemos a celebração da solenidade de Cristo-Rei, padroeiro dos jovens e por isso, fomos celebrar em festa com alguns representantes dos jovens do Gungo. Assim, eu e a Mana Ana, fomos buscar ao Gungo os 6 jovens que nos acompanharam nesta celebração e nos juntarmos aos cerca de 250 jovens da Diocese do Sumbe.
Foi muito bom o encontro, a partilha e toda a animação que tivemos. Afinal.. como diz uma das músicas mais cantadas: "Nós somos jovens do Gungo, viemos para anunciar: Jesus Cristo Salvador! Os nossos jovens vão entrar!"
Aproveito para agradecer a todas as pessoas que colaboraram e estiveram presentes no concerto missionário.
Twapandula*
Estamos Juntos*
Mana Inês
sábado, novembro 21, 2009
Novidades??? Muitas!
Olá manos!
Espero que estejam bem!
Por aqui, sempre a cuiar!
A equipa missionária já desceu do Chimbango, e a visita foi um sucesso!
A comunidade está muito animada, e acolheu muito bem aquilo que a equipa tinha para partilhar. Foram á volta de 15 dias maravilhosos, com várias formações na área social, que vocês já conhecem, formação intensiva na área da fé, na catequese especificamente e até se realizaram casamentos! Foram tantas aventuras e peripécias... como o pão que ao fim de 3 horas, ainda não está cozido... mas isso, é para outro episódio.
O nosso catequista António Borracha, famoso cantor, tem sido um verdadeiro animador da comunidade! Desde meados de Maio do ano passado, que tem percorrido kilometros ao encontro da equipa, e agora a equipa vai ao encontro da comunidade, na zona mais distante percorrendo muitos kilometros, em maratonas de 12h de viagem.
Ali tudo parece estar a começar... e como assim é, vai-se também sentido o apoio de outros membros da comunidade, já mais próximos da equipa, e que também estão entusiasmados com o alargamento da família cristã até ao Chimbango. Obrigada Tio Letra e demais, pelo apoio ao povo do Chimbango!
Talvez se possa dizer que o bom filho, a casa volta!
Xaué!
Sempre Juntos!
Mana Lina
sexta-feira, novembro 20, 2009
Direitos da Criança
Faz hoje 50 anos que as Nações Unidas adoptaram a chamada Declaração dos Direitos da Criança, já enunciados em 1924.
É um lugar comum dizer-se que as crianças são o futuro de uma sociedade; da forma como as tratamos e educamos resultarão os adultos que um dia teremos.
Na missão que a diocese de Leiria-Fátima assumiu em Angola, mais concretamente no Gungo, procuramos que as crianças tenham um atenção especial. É pena que às vezes não tenhamos mais gente na Linha da Frente para o poder fazer. As ocupações da equipa missionária são tantas e os meios tão reduzidos que as crianças nem sempre recebem o apoio que necessitam.
Não podemos esquecer que Angola viveu uma situação de guerra civil a qual deixou marcas que só ao longo do tempo irão desaparecendo. As crianças, como elemento mais fágil de uma comunidade são muitas vezes as que mais sofrem. É com pena que digo que os que umas têm a mais (no mundo chamado desenvolvido) têm outras a menos.
A recente presença da Maria Angélica Filipe na Linha da Frente permitiu abrir mais uma linha de trabalho chamada "Pastoral da Criança" que passa pelo cuidado a ter não apenas directamente com estes seres bem frágeis, mas também pela sensibilização dos seus pais e comunidade em geral. Pequenos passos se deram e outros esperamos que se venham a dar para que estas declarações não sejam letra morta no papel.
Oxalá que mais gente se disponibilize para continuar este trabalho. Jesus disse: O que fizestes ou deixastes de fazer a estes mais pequeninos o fizestes ou deixastes de fazer a mim. Dá que pensar.
Teorias não nos faltam, o que nos falta é coragem e ousadia para as pormos em prática.
P. Vítor Mira
segunda-feira, novembro 16, 2009
Dar Cor À Vida
O Concerto solidário com o Gungo aproxima-se e contamos com a sua presença para desfrutar de uma tarde animada.
O bilhete tem um custo de 10 € e pode ser adquirido no Teatro José Lúcio da Silva.
Venha conhecer neste concerto, o projecto missionário que trabalha com a Diocese do Sumbe há dez anos.
Os fundos reverterão para a Missão no Gungo.
O Gungo precisa de nós!!!
Contamos consigo!!!
quarta-feira, novembro 11, 2009
Fotografia da Linha da Frente
Olá, boa tarde.
Na sequência da última postagem, publicamos esta fotografia que recebemos recentemente, enviada pela Lina Teixeira, e que mostra a nossa carrinha 4X4 com as nossas manas Ana Sofia Pereira e Teresa Paula ao seu lado.
Não há nada como ter as imagens da fonte própria...
Um abraço e continuação de boa semana. Ah, e não se esqueçam do espectáculo do próximo dia 22. Contamos convosco.
P. Vítor Mira
quarta-feira, novembro 04, 2009
Carrinha Toyota 4x4 já foi levantada
Olá, recebam a minha fraterna saudação.
Quero aqui partilhar convosco uma notícia que há dias recebi de Angola.
Antes de partir para o Gungo a equipa da Linha da Frente foi ao Lobito levantar a carrinha Toyota 4x4 que tínhamos enviado em Junho passado.
É certo que já passou muito tempo e talvez por isso a sensação de “finalmente, já está” ainda é maior. Houve problemas com a emissão de documentos e o processo que de si já é moroso teve que ser feito duas vezes, com bastantes inconvenientes para todos nós.
Depois de muitas voltas, telefonemas, mais, viagens, etc., etc., finalmente foi levantada a bendita carrinha. Dizem-nos que tinha uma enorme camada de pó em cima pelo tempo da espera, mas faltava nada.
Agora está à espera do processo de legalização para a colocação das matrículas.
Esta carrinha foi comprada em segunda mão e foi enviada para a Linha da Frente como carro de apoio uma vez que até agora só tínhamos uma viatura e fazia-se sentir a necessidade de uma segunda. Quando o Cavalinho Branco está avariado ou tem que ir à revisão, ou quando o grupo se tem que subdividir por alguma razão é sempre bom ter uma segunda viatura. O ideal era que tivesse sido nova, mas pensamos que mesmo usada e como segundo carro ainda dará uma grande ajuda.
Obrigado ao nosso mecânico Armando pela boa revisão que lhe deu antes da partida para Angola.
Aqui fica a fotografia do dia em que a levámos para o Porto a fim de depois ser enviada para Angola. Estão os tios Vitorino e Serra, que a levou, e eu. A fotografia foi tirada pelo Sr. Tripé. Digam lá que não tem jeito…
Um abraço e obrigado a todos os que mantêm vivo este sonho.
P. Vítor Mira
domingo, novembro 01, 2009
X Dia do Voluntário Missionário
Olá amigos…
No passado dia 25 de Outubro, o Grupo Missionário Ondjoyetu esteve presente no “X Dia do Voluntário Missionário”, que decorreu no Parque Biológico de Gaia, com o tema “Vamos Criar um Clima para a Justiça”.
Chegámos ao Parque mesmo a tempo do Acolhimento. Este foi um momento de reencontro com algumas caras já conhecidas de outros grupos e, como tal, um momento de recordações e alegria!
Seguiu-se a Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, na qual todos os grupos presentes tiveram uma participação, como gesto de comunhão e união entre todos. D. Manuel Clemente, numa linguagem muito simples, tocou os nossos corações transmitindo-nos força e coragem para continuarmos a sonhar, a sonhar cada vez mais…
Depois de alimentar o espírito, foi tempo de alimentar a barriguinha! Daí resultou um fantástico Pic-Nic Solidário, onde todos colocaram em comum a comida que trouxeram e, claro, não faltou o apetite e a boa disposição!
Por voltas das 14h30, deu-se início à Palestra com base no tema do dia. Foram vários os oradores: abertura da palestra com o Pe. José Maia (Presidente da FEC); Francisco Ferreira (Vice-Presidente da Quercus) falou-nos do impacto das alterações climáticas nos países em desenvolvimento; e, por fim, Tiago Tavares (FEC) apresentou a Campanha Internacional “Vamos criar um clima para a justiça”.
O encontro perseguiu com uma “Caminhada pela Criação”. Esta caminhada deu-nos a oportunidade de reflectirmos sobre pequenos textos bíblicos, lidos ao longo do percurso, e possibilitou-nos o contacto mais directo com o Parque Biológico e as suas riquezas naturais.
O dia já ia longo… chegou a hora da despedida… regressámos com o coração cheio de esperança num mundo melhor e mais justo, centrando sempre a nossa vida em Jesus Cristo, nosso Salvador.
Clara Neves
Subscrever:
Mensagens (Atom)