terça-feira, setembro 01, 2009

Lar de Stº. António – Aldeia da Mata A Semana Missionária na Aldeia da Mata foi marcada, entre outras actividades, pelas visitas ao lar desta aldeia. Inicialmente, fizemos uma pequena visita ao espaço para conhecer a realidade com a qual iríamos “trabalhar”. Depois de uma pequena avaliação, ficou decidido que, por equipas de dois elementos, iríamos falar com os utentes para que eles nos conhecessem, para saberem o que estávamos ali a fazer e para criar uma familiaridade com eles. Os primeiros dias foram passados a conversar com os idosos de uma forma mais individual. Fomos ter com as pessoas aos seus quartos pois, uma parte dos utentes não se deslocava com facilidade e, por isso, “Se Maomé não vai à montanha a montanha vai a Maomé.” Estes encontros foram muito interessantes porque havia sempre imensas histórias para escutar! Lembro-me de um senhor que tinha um recorte de jornal muito antigo onde vinha o seu nome referido por causa de uma caçada. Ele contou-nos esse episódio com muito entusiasmo, como se estivesse a partilhar um tesouro precioso, e depois como quem quer provar que não mentiu, perguntou se nós gostaríamos de ver o artigo. Ficou tão emocionado por estarmos ali um pouco à conversa com ele que me senti pequenina diante daquelas lágrimas de alegria… Mais para o final da semana fizemos um pequeno convívio nas salas de estar onde houve lugar para umas canções, um pézinho de dança e, claro, para a oração. Concluímos as visitas com uma celebração na própria capela do Lar de Santo António. Uma capela pequenina mas muito acolhedora e aconchegada, onde nos sentimos juntos na oração. Foi incrível assistir ao esforço que alguns idosos fizeram para poderem estar presentes nesta celebração que ao longo da semana foi tão pedida por eles. Não haveria melhor forma de encerrar estes dias passados com aquelas pessoas encantadoras!

5 comentários:

Anónimo disse...

Olà!
Gostei de ler este testemunho da Clara. Faz-me recordar que em Portugal também hà Missão e que ela é importante. Se calhar aqueles idosos têm mais bens materiais que algumas pessoas em Angola mas o nosso paìs vive esta realidade da solidão que, para mim, também é uma forma de pobreza. As suas causas são complexas. Por agora, interessa que o trabalho voluntàrio destes Missionàrios foi muito bom e de certeza feito com amor.
Para o ano que vem, é para repetir :)
Beijinhos
Ana carreira

Anónimo disse...

Que bom é ver noticias destas no nosso blog, afinal a missão começa por cá...
Que excelente testemunho e trabalho que tem vindo a ser realizado pelo grupo!
A mana Nancy continua também assim presente no coração da missão!
Estamos juntos!
Rute

Anónimo disse...

Boa noite!

Parabéns a todos que colaboraram nesta missão, e obrigada a Deus por a ter abençoado.
Sempre me disseram que a missão começa em casa, embora a Ondjoyetu seja em Angola, vivemos cá onde temos a nossa casa e fazemos missão cá e além-mar e onde DEUS nos levar...

Beijoquinhas
Ana Matos

Anónimo disse...

Olá Manos Ondjoyetus!
Gostei imenso de ler tambem noticias da nossa missao em Portugal. Quem diga que nao é precisso tambem missionar na sua terra ainda nao comprendeu bem o viver cristao.
ë importante nao esqueser levar esse mesmo amor aos nossos, da-lhes a conhecer que Deus os Ama com AMOR ETERNO.
Nao me cansarei de dizer que a missao em Portugal é importantíiiiiiiisima.
Muito ánimo e como diz a mana Ana Carreira: Para o ano queremos mais missao e missionários valentes e disponiveis em agendra os dias da missao.
Bom ate a proxima.
PARABENS VOCES PODEM ISSO E MUITO MAIS.
As dificuladades sempre estarao presentes mas o que importa sao os resultados.Muita coragem para todos os que participaram e vao participar.
Ate a proxima se Deus qusier.
Continuem a escrever coisas da missao da Aldeia da Mata.
Gosto muito. Um beijinho e um gtrande abrtaco. Vossa mana Ir.Nancy

Anónimo disse...

Manos: Desculpem os errrrrrrrrrrrrrrrros espero que adivinhem as frases. É o jogo da adivinha.
Um beijinho e um ggggggggggggrande abraco apertado de ursa.
Claro que tambem vai a minha oracao: Vossa mana Ir.Nancy

Tambem desculpem o portunhol.