sexta-feira, abril 02, 2010

Gestos Solidários e Missionários

A semana passada ficou marcada por duas iniciativas solidárias a favor do Grupo Missionário Ondjoyetu e que anunciámos neste espaço.
A primeira foi a noite de fados que teve lugra na Escola Dr. manuel Lopes Perdigão, em Caxarias.
Foi uma iniciativa do Prof. Orlando Marques, com a colaboração do Prof. Paulo Antunes, ambos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica daquela escola. A noite de fados contou ainda com a colaboração da direcção da escola, outros professores e alunos.
A voz da noite pertenceu ao fadista Acácio Norte, acompanhado por Joaquim Domingues e Eduardo Carvalho. Mas contámos ainda com a participação de duas professoras da escola, uma senhora da plateia e também com o professor Orlando.
A sala estava bem cheia. Foi uma noite muito bem passada quer pelo bom ambiente que se viveu quer pela causa a que se destinou a iniciativa. Os lucros reverteram a favor do clube de solidariedade da escola que depois destinará uma parte para o "Projecto Gão a Grão" do Gungo.
Dois dias depois, no sábado, 27 de Março, o Grupo de Teatro do Juncal apresentou a peça "Felizmente Há Luar", de Stau Monteiro, no Cine-Teatro Rogério Venâncio, em Minde. Foi uma representação de elevada qualidade que comoveu uma boa parte da plateia. Muita gente comentava no fim a qualidade da interpretação, tendo em conta que os actores são amadores. Mas amadores de verdade no sentido de amarem o que fazem.
Ainda que sejamos suspeitos, temos que sublinhar a interpretação da Maria Angélica Filipe que esteve em cena todo o segundo acto. Aliás, a ideia de fazer uma apresentação com os lucros a favor do Ondjoyetu foi dela.
Um grande bem-haja a todos os actores e também aos responsáveis do Cine-Teatro de Minde e ao P. Albino, nosso mediador.
Uma palavra final para o público destes dois espectáculos. Sem a sua presença estas iniciativas seriam estéreis. É com pequenos mas importantes gestos como estes que também nós nos tornamos missionários, mesmo que estejamos na rectaguarda.
Um abraço para todos e Santo Tríduo Pascal.
P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...

Fico feliz por saber que as iniciativas para angariar fundos para a missão continuam a correr bem... apesar de não estar presente fisicamente continuo a rezar para que a missão seja levada a bom porto pois o povo do Gungo merece...
Votos d euma Santa e Feliz Páscoa.
Rute

Anónimo disse...

Eu tambem quero dar os meus PARABENS pelas inicitivas a favor do nosso grupo missionario.
Desde aqui vos apoio.
FELIZ PASCOA PARA TODOS.
VOSSA MANA IR.NANCY um beijinho

Anónimo disse...

Olá a todos.
Realmente foram iniciativas de grande êxito. Parabéns a escola de Caxarias, ao Grupo Do JUncal e a todos que de uma forma directa ou indirecta participaram na concretização dos eventos.
Pelas minhas contas, no Teatro estavam presentes 120 espectadores. =)
TWAPANDULA A TODOS
Celina