sábado, fevereiro 12, 2011

Uma semana no Gungo

Olá amigos e amigas, muito bom dia. Estou no Sumbe com o P. David. Chegámos ontem do Gungo e para lá voltaremos hoje com a nossa visita. Tínhamos saído na sexta-feira passada em direcção ao bairro da Tuma onde ficámos até domingo à tarde. Reunimos com os catequistas deste centro e também com alguns membros de vários grupos da comunidade. A contrastar com o frio que se tem feito sentir em Portugal, na Tuma tivemos um calor abrasador. Esta aldeia fica numa zona ainda plana do Gungo. O ar é muito quente e à nossa casa, de adobes e chapa de zinco, chamamos micro-ondas. Mas foi muito boa esta presença junto deste comunidade. Já o sol se punha quando chegámos ao Uquende, que já fica na região montanhosa. Fomos acolhidos em festa, o que veio a repetir-se daí a um bocado, quando chegou o camião com o Amândio e o P. David. Que brilho nos olhos da Inês e do povo por este reencontro e pela alegria de mais um ano de caminhada conjunta. O dia começa com a oração da manhã na capela às 6:30 h. Temos a missa às 18:00 h. e o rosário às 20:30 h. Durante a semana foram realizados vários trabalhos e actividades. Esta aldeia está a fazer uma nova capela com o apoio da equipa missionária. O P. David fez as marcações e vai dando as orientações mais gerais, ao passo que o Amândio acompanha mais de perto e coordena a execução. Por agora está-se nos caboucos. Também se estão a fazer melhorias na casa da equipa missionária que já tem o piso todo acimentado e reboco em muitas divisões.
Temos realizados outros trabalhos, feito reuniões e planeado em conjunto os próximos passos desta missão. Sente-se nas pessoas o grande desejo de que a equipa missionária de fixe na Donga. Neste contexto, fomos lá passar um dia para fazer algumas observações, tomar algumas notas e fotografias e fazer filmagens. Aproveitámos para trazer as 471 canecas de feijão que a lavra da missão produziu.
Por aqui termino até uma próxima comunicação.
Ah, é verdade, parabéns à Bernardeth pela recepção do diploma de enfermeira que hoje vai receber. Obrigado a todos os que contribuiram para que este sonho se tenha tornado realidade.
Um abraço de toda a equipa.
P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...

OLA MANOS:
PARABENS PELA CAMINHADA FEITA COM O POVO DO GUNGO!Continuem sempre com aesperança no SENHOR que vos acompanha sempre.
Desde aqui vos acompanho tambem eu com aminha amizade e oraçao.
Tambem uno-me aos desejos do P.Vitor pela nossa mana Bernardethe, por esse eforço coragioso na sua caminhada em Portugal.PARABENS MANA, desde aqui estamos juntas.
P.Vitor tambem dou graças a se por ter ajudado a nossa mana a realizar esse sonho tao querido por ela.Estamos todos de PARABENS PELA NOSSA MANA.
UM BEIJINHO E UM ABRAÇAO DETE.
Vossa mana Ir.nancy
FELIZ DIA DA AMIZADE!
Um beijinho e um grande abraço de ursa.
Vossa mana Ir.NAncy

Elsa Pedro disse...

Também gostava de deixar os meus sinceros Parabéns a nossa Bernardete que é um grande exemplo de coragem :) Esta caminhada chegou ao fim, mas irá proporcionar um grande futuro e um grande caminho pessoal e profissional por terras Angolanas*
Estaremos unidas a ti sempre com muito carinho e muita amizade :)
Um abraço bem quentinho*
ESTAMOS SEMPRE JUNTAS

Falei ontem com a nossa Equipa da Linha da Frente e temos noticias fresquinha e MUITO BOAS que brevemente partilharão connosco :)
É tão bom ter a certeza que VALE MESMO A PENA*

E não poderia deixar de mandar um grande beijinho para todos os Ondjoyetus pois hoje além de ser o Dia dos Namorados, é dia que dizer a quem faz parte da nossa vida que gostamos muito deles.

TUKASI KUMOSI*

Elsa (Mana Ersa)

Dina Lourenço disse...

Bem vindo amigos! Peço a Deus nas minhas orações que vos dê força e muito amor a esse povo magnifico.
Deus é Grande e o seu Amor ainda é maior! Que os vossos sorrisos tenham sempre essa alegria de Amor ao próximo.
Bem Haja e continuação de uma grandiosa Missão, e parabéns Bernadeth que o seu compromisso como Enfermeira, seja sempre um valia principalmente p/ este povo.
Que o Amor de Deus habite sempre nos nossos corações.
Beijinhos a todos desta amiga Dina que vos tem acompanhado de longe.