quinta-feira, dezembro 29, 2011

Natal 2011 na Donga

Olá, muito boa noite e votos de bem-estar nesta recta final de 2011.
Já vos falei das viagens que fizemos para a celebração do Natal.
Hoje gostaria de partilhar convosco como foi o nosso Natal propriamente dito.
Desde quarta-feira que a equipa (parte dela) estava na Donga. O tempo foi dividido entre acções de formação com vários grupos e trabalhos de limpeza e preparação do espaço onde vieram a celebrar-se as missas de Natal.
No sábado, já com a equipa completa, prosseguiu esta dinâmica. Um dos trabalhos manuais feitos foi a sacha do milho da missão, logo pela madrugada, quando ainda está um pouco fresco.
Ao longo do dia foi bonito ver os vários grupos em actividade. Houve um momento em que o Amândio tinha saído com o camião para ir buscar pedras que foram colocadas na ponte do rio Donga, a Inês e a Ana estavam com os jovens debaixo de uma frondosa árvore chamada Chitumbo, a Teresa a ensinar cânticos e jogos às crianças, o P. David estava no salão com os que se preparavam para a primeira comunhão e eu estava com o grupo a fazer um grande presépio (falarei disto noutra oportunidade).
Mais no fim do dia as nossas manas ainda tiveram tempo para fazer umas filhoses e um bolo-rei que até tinha fruta cristalizada. As massas foram batidas com a ajuda do berbequim das obras e do gerador que forneceu a energia. A missa da noite de Natal estava marcada para as 22:00h, mas acabou por ser quase às 23:00 h. porque houve um pequeno equívoco e as nossas batatas com bacalhau (oferta de um dos nossos Antónios) se atrasaram.
A missa foi celebrada ao ar livre e quase às escuras porque a electrificação que tínhamos preparado não funcionou (ainda não sabemos porquê). Apesar dessas contingências, foi uma celebração bem vivida em que aquele genuíno espírito de Natal esteve muito presente.
No domingo, dia de Natal, fizemos a oração da manhã às 6:30 h. e a missa teve início às 9:00 h., no mesmo local da noite anterior. Esta celebração foi marcada pela primeira comunhão de 21 adolescentes e jovens. Sem grandes sinais exteriores e apesar do calor, sentiu-se que também aqui é Natal e que a sua celebração mexe com a vida destas pessoas.
A missa foi muito festiva e demorou cerca de duas horas. Estiveram presentes várias centenas de pessoas de todo o Gungo, muitas deles tendo-se deslocado a pé várias dezenas de quilómetros.
Ainda antes do fim da missa foram dados vários avisos, com especial relevância para os que eram relativos à visita que D. António Marto fará em breve a esta missão.
No fim de celebração algumas pessoas ainda ficaram para almoçar, mas a maior parte debandou em direcção às suas zonas de origem.
Nós tomámos o almoço que, à falta de peru, foi frango no churrasco.
Depois também arrumámos as nossas bagagens e seguimos em direcção ao Uquende.
E por aqui me fico, que o texto já vai longo.
Um abraço.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Dina Lourenço disse...

Olá amigos,agradeço a Deus pela v/ partilha nesta Missão. Como gostaria de estar presente e poder ajudar nesta missão junto deste povo ... despois do que o Sr. Antonio Neves nos contou, ficou no ar,mais vontade de voltar e eu com mais esperança de um dia... quêm sabe? ... Ah!.. e as filhoses ficaram saborosas??... imagino o recepiente da massa!!! Bom valeu!Parabéns pela vossa maravilhosa dedicação e Amor missionário. E è de louvar todas as crianças que fizeram 1ªComunhão, todo o povo que se deslocou km para escutar a PALAVRA DE DEUS,grande testemunho. Que a estrelinha do Oriente os guie p/ o caminho da verdade.
Um Abraço bem Geladinho pq está aqui muito frio.Terrrr....!!!

Rita disse...

Olá,
o Natal do Gungo parece ter sido mais quente do que o nosso cá em Portugal.
Felicito-vos pela vossa persistência e capacidade organizativa nos trabalhos! E, também vos desejo uma boa entrada no novo ano!

Beijinhos

Rita

Rosinda disse...

Desejo-vos um ano de 2012 repleto de Amor, Paz e Felicidade. Continuação de boa Missão!

Um beijinho para todos!