segunda-feira, janeiro 09, 2012

Notícias da Visita da D. António Marto

Olá, muito boa noite.
Envio-vos esta mensagem a partir da cidade do Huambo, no planalto central de Angola, onde chegámos ao início da tarde de hoje, provenientes do Sumbe. Viemos três pessoas: D. António, P. David e eu. O resto da equipa teve que ficar no Sumbe, o que nos deu muita pena, porque há outros trabalhos a fazer.
Estes últimos dias têm sido marcantes, memoráveis, cheios… tão cheios que nem temos tido oportunidade de partilhar convosco como os temos vivido. Mas esperamos poder fazê-lo mais tarde.
Por agora gostaria de vos dizer que a nossa viagem com o Sr. Bispo de cerca de 1.600 km por várias dioceses de Angola correu muito bem, tal como a festa de inauguração da Ondjoyetu e o dia de ontem.
No sábado D. António presidiu à missa na igreja da Pedra Um, tendo-se seguido a bênção das instalações da Ondjoyetu. Podeis ler toda esta informação em http://www.leiria-fatima.pt/.
Hoje viemos ao Huambo a convite do bispo local, D. José Queiroz, que pediu a D. António que viesse presidir à abertura solene e oficial do jubileu dos 50 anos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, aqui na cidade do Huambo.
Num primeiro momento foi lida uma mensagem de boas vindas a que se seguiu uma intervenção de D. António que falou sobre a mensagem de Fátima. Ainda houve tempo para que algumas pessoas fizessem algumas perguntas ao nosso bispo.
Seguiu-se a celebração da missa na qual esteve incluída a bênção de uma capela lateral dedicada aos beatos Francisco e Jacinta. A missa foi toda ela festiva e muito animada.
Se Deus quiser, amanhã iremos a visitar as instalações do seminário desta cidade que beneficiou de uma significativa ajuda da diocese de Viseu quando D. António presidia a esta igreja particular. Seguir-se-á a partida para a Caala onde teremos a celebração da Eucaristia às 10:00 horas. Está programado o nosso regresso ao Sumbe após o almoço.
Fica uma das fotografias da inauguração da Ondjoyetu e a promessa de, logo que pudermos, darmos mais notícias.
Gostaria ainda de referir que faz hoje cinco anos que fomos a Luanda levantar o nosso Cavalinho Branco (o nosso jipe). Graças a Deus e aos bons cuidados e manutenções que tem tido, mantém-se forte e robusto, preparado para mais umas cavalgadas pelas estradas e picadas de Angola. Mais uma vez, muito obrigado a todos os que contribuiram para a sua aquisição e muitos parabéns ao nosso cavalinho. Amanhã, antes de partirmos para o Sumbe, vamos encher-lhe a barriga de gasóleo, eh, eh.
Estamos juntos, rezamos uns pelos outros e de modo especial pelo bom decurso desta histórica visita pastoral e missionária.
Um abraço.

P. Vítor Mira

5 comentários:

Elsa Pedro disse...

Que bem que sabe ler estas noticias, neste momento tão especial que é a visita do Bispo:)
A nossa Ondjoyetu está bem diferente e cada vez mais bonita :)

Parabéns a equipa missionária por toda esta dedicação*

Estamos Sempre Juntos

Mana Ersa*

Anónimo disse...

Manos Ondjoyetus!!!!

Estamos todos de parabéns por tão grande acontecimento...

Louvado seja Deus que quando Ele quer o homem sonha e a obra nasce e cresce....e é abençoada :)

Obrigada senhor D. António Marto pela sua simpática e importante presença nessa tão linda missão :)

Beijinhos

Ana Matos

Tio Serra disse...

Boa noite amigos Ondjoyetus.
É maravilhoso partilhar as vossas noticias. E dou Graças a Deus por todos os vossos trabalhos realizados e a realizar, estão todos de parabéns pelo bom êxito desta Missão, ao nosso Bispo D. António votos de boa estadia junto de todos os amigos com quem tem partilhado.
Um grande abraço a toda a equipa Missionária.
Estamos juntos .
Tio Serra.

Rita disse...

Olá,que bom ter notícias da visita do nosso Bispo D. António à Missão e ao "resto de Angola", pois parecem já ter feito muitos Km. :)

Um abraço a toda a equipa da linha da frente pela sua persistência e carinho no trabalho que tem realizado!

Beijinho*

Rita

Anónimo disse...

Olaaaaaaaaaaaá manos Ondjoyetus de Angola:
Fico feliz pela presenca do Sr.Bispo nessa terras de Angola, espero que a sua estadia ajude a reafirmar a Obra de Deus no Grupo e na Missao que Ele vos confia.
Um graaaaaaaaande abraco e um beijinho, junto com a minha oracao e amizade.
Estamos juntos!LONGE DA VISTA MAS PERTO DO CORACAO!
Vossa mana Ir.nancy