sexta-feira, março 22, 2013

Missão em tempo de Quaresma


Olá, bom dia.
Já havia algumas semanas que não dávamos notícias e houve boas razões para isso: estivemos no Gungo, e por isso sem acesso à net, de 28 de Fevereiro a 19 de março. E muita coisa por lá se passou neste tempo. Aqui partilhamos apenas um pouquito…
O objetivo desta presença contínua foi estarmos próximos da comunidade neste tempo da Quaresma. Estivemos na Donga, sede da missão de 28/02 a 12/03. Aí recebemos os cristãos de vários centros mais próximos da sede da missão, um por cada dia. Assim cada centro, com mais ou menos pessoas, teve o seu dia de retiro, formação espiritual e oportunidade de celebrar o sacramento da Reconciliação. De 12 a 19 de Março estivemos na aldeia do Uquende, com o mesmo programa, acolhendo os centros mais próximos.
Pelo meio, em cada sábado tivemos também o retiro e depois, no domingo seguinte, os vários escrutínios dos catecúmenos que irão ser batizados na Páscoa.
Durante esta estadia houve ainda um retiro de jovens orientado pela mana Elsa, atendimento de doentes (a nossa mana Joana fez o seu primeiro parto com a ajuda da Ana Sofia). As cantinas também funcionaram, tendo na sua “gestão” a mana Teresa. E, claro, como é habitual, podemos contar com o nosso bom cozinheiro, o Sr. Filipe, que nos trata muito bem.
Mas também houve outro tipo de trabalhos: foi construída uma nova latrina, desta vez em adobes, porque a anterior, que era de capim, ficou praticamente destruída por causa das fortes chuvas que têm caído. Também iniciámos os trabalhos de melhoria do nosso salão no sentido de podermos fechar as janelas, além de outros “biscates”.
Outra melhoria significativa foi a colocação da cisterna de 5.000 litros, em pvc, junto à cisterna de cimento que recolhe a água das chuvas. Antes era preciso tirar água da cisterna com o balde. Agora, com a ajuda do motor, colocamos água na cisterna de pvc, colocamos o cloro e depois é só abrir a torneira e tirar água potável. Avanços aparentemente insignificantes mas que aqui são muito importantes.
Durante a estadia na Donga ainda tivemos a visita dos nossos amigos de Benguela da empresa Espaço Mecânico, que nos apoiam na assistência às nossas viaturas, e de mais dois amigos que os acompanharam. Ali, em plenas montanhas puderam desfrutar do fresquinho, e das belas montanhas vestidas de verde.
Nestas semanas aproveitámos ainda a presença das pessoas para apanhar o resto do milho da lavra da missão. Esta ano tivemos uma colheita razoável de milho tal como tínhamos tido de feijão. Entretanto, também já foi semeada a ginguba (amendoim) e o feijão das chuvas grandes.
Uma nota quase constante destas semanas foi a queda de chuva, por vezes com grande intensidade e até acompanhada de trovoadas. No regresso já sentimos bem a dificuldade devido ao aumento do número de buracos na picada, muita água e lama nas zonas baixas. Mas, graças a Deus, conseguimos chegar sem problemas de maior.
A 19 de Março, dia de S. José, padroeiro da missão do Gungo, celebrámos a missa da sua solenidade e regressámos ao Sumbe.
Este sábado e domingo iremos à Tuma para cumprir o mesmo programa que já fizemos no resto do Gungo e celebrar o domingo de Ramos.
Um abraço desta equipa para todos vós e boa reta final de Quaresma.
Poderão ver mais fotos na nossa página do Facebook.

P. Vítor Mira

4 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações à Linha da Frente

Muito obrigado pela vossa partilha. É sempre muito bom ir sabendo das novidades do que vai acontecendo.
Desejo a todos continuação de boa missão e uma Santa Páscoa.
Estamos juntos!
Pe David!

Tio Serra disse...

Oi Linha da Frente.
Neste Ano da Fé, desejo-vos uma boa Quaresma, e uma Santa Páscoa.
Obrigado Pe Vitor pelas brilhantes notícias que nos deu, de nos contar os vossos trabalhos da Missão, que tem sido muito bem partilhados pelo maravilhoso povo da Missão de S. José do Gungo.
Fico muito feliz por saber que já está a funcionar o tanque de 5.000 litros, como o inverno tem sido chuvoso é mais uma boa reserva de água, para além de todas as outras valencias que oferece.
Votos de uma boa semana Santa,
que o Senhor Jesus Ressusssitado vos encha de Graças.
Um grande abraço a toda a equipa.
Estamos juntos.
Tio Serra

Dina Lourenço disse...

olá "manos" é bom ler noticias vossas e cheias de alegria.Dou graças a Deus por acompanhar esta maravilhosa Missão e saber que todos estão bem.Beijocas ás manas Ana Sofia, Elsa e Joana que tenham forças e fé nesta linda caminhada missionária porque qd voltarem quero escutar da vossa boca, o "privilégio" da vossa missão, e um grande abraço ao P.Vitor e que Jesus Ressuscitado, viva sempre no seu coração. Xi-coração grande a toda a Linha da frente e retaguarda e desejo de uma santa e feliz Páscoa.

Anónimo disse...


Que boas noticias!

Continuarei a rezar para que Deus permita o desenvolvimento da Missão em todo o seu conjunto.

Beijitos

ana carreira