quinta-feira, novembro 26, 2015

Novembro com calor e chuva

Olá, muito boa tarde.
Antes de mais, parabéns a Angola pela celebração dos 40 anos de Independência.
O mês de Outubro começou com as primeiras chuvas e logo se lançaram nos campos as sementes, principalmente de milho, feijão e ginguba.
O mês de Novembro continua a ser generoso com esta bênção do céu e por isso o nosso Gungo está bem bonito, bem verdinho e dá gosto ver os milheirais a crescer.
No domingo, quando regressávamos ao Sumbe, umas vezes dançando outras escorregando com o jipe na lama da picada, a Teresa comentava num tom de satisfação: “com esta chuva assim para a semana o milho já vai estar a bandeirar”.
Pedimos a Deus que esta chuva não pare enquanto este milho não estiver suficientemente crescido.
Com a chuva vem o calor, muito intenso principalmente no litoral.

Também na lavra da missão, durante o mês de Outubro, foram semeadas algumas dezenas de quilos de sementes de milho e feijão. É de saudar esta coragem que tiveram os que cá ficaram. Assim, com esta ajuda do nosso esforço, se Deus quiser, a nossa missão irá em frente.

Mas o nosso trabalho não fica por aqui.
Os últimos domingos têm sido celebrados com a comunidade, no Gungo. No dia 8 foi na Donga, onde fizemos o programa da missão até ao fim do ano.
Dia 15 visitámos o centro vizinho da Chitiapa, onde confirmámos o novo ondjango que tem agora como catequista geral o Manuel Pinto Culinhãla.
De 20 a 22 de Novembro visitámos o centro da Chitunda, com as habituais reuniões e encontros com os vários grupos da comunidade. O dia de sábado foi cheio destas reuniões e no domingo decorreu a celebração de Cristo Rei com mais gente fora da capela do que dentro dela.
E como o dia era festa, os catequistas resolveram fazer uma coleta entre si e comprar um cabrito para um almoço em que estivemos todos juntos.
No fim despedimo-nos com os cânticos e ouvimos o pedido para que visitemos a comunidade com maior frequência. Tentaremos.

Como já dissemos, a chuva é uma bênção que faz dançar. É maior senão deste tempo. Também há uma panóplia de insetos que nos invadem os espaços dos quais temos que nos defender pois alguns deixam marcas bem visíveis. Mas ao mais difícil são mesmo as viagens.
Temos que ir muito devagar, o jipe escorrega, dança, às vezes faz lançar uma suspiro assustado a algum passageiro, por vezes ameaça enterrar… mas por agora ainda vamos circulando sem percalços de maior.

Desta vez por aqui nos ficamos. Deixamos fotos que ilustram o que dissemos e mostram , ao longe, o bairro da Chitunda.

Um abraço e, desde já, bom Advento.


P. Vítor Mira

2 comentários:

Elsa Neves disse...

Além de todos os outros benefícios que dela advêm, a bendita chuva torna o nosso Gungo ainda mais bonito... :) Obrigada, Pe. Vítor, pelas fotos e pelo relato.
Um grande abraço para a linha da frente e continuação de boa MISSÃO!
Tchaué!

Tio Serra disse...

Obrigado Pe. Victor pelas fotos que enchem bem os meus olhos! Mas de saudades, que belo está a ficar o Gungo que essa abençoada chuva venha dar alegria, amor e paz a esse maravilhoso povo do Gungo.
A partida para o Pai do Tio Vitorino é ocasião para enviar condolências à família e amigos Dai-lhe Senhor o eterno descanso.
O meu abraço vai para toda a linha da frente, que o Senhor Jesus vos ilumine os vossos caminhos.
Saudações missionárias.
Tio Serra