Foi no passado dia 12, sexta-feira que regressou a Portugal o grupo dos 7 que tinham ido em visita ao Gungo. Para alguns foi a novidade do desconhecido, oportunidade de finalmente ver, sentir e viver aquilo que já tantas vezes tinham ouvido contar. Para outros foi regressar ao sítio de onde nunca tinham partido.
Estes 12 dias de Missão foram passados grande parte do tempo na sede da Missão, Donga, onde foi possível acompanhar e dar formação aos lideres da Pastoral da Criança, parteiras, promotores de saúde, jovens, grupo de catequistas e da liturgia. Sendo grande parte do grupo da área da saúde, podemos dar alguma assistência em consultas e tratamento de feridas. Connosco também subiu o camião e pudemos reforçar a cantina e levar alguns bens para pessoas particulares.
Tivemos ainda a oportunidade de estar dois dias numa aldeia do Gungo, no Calipe, onde nos encontramo com a comunidade local e com as milhões de crianças que lá vivem, sempre com o seu sorriso e curiosidade encantaram os corações das nossas visitas.
E falo agora em nome pessoal: foi muito, muito bom voltar a estar no Gungo. Ver como os projectos continuaram a evoluir, rever pessoas que assumiram papeis mais importantes na Missão e perceber como as sementes que tantos e tantos voluntários deixaram deram frutos e o Gungo está a crescer. Chegamos à Donga de noite e ao longe vimos a luz que ilumina aquele lugar, a luz não vem só dos painéis solares que permitem iluminação dos espaços públicos, vem do coração de tanta gente boa que está a aproveitar a presença missionária, vem do amor que tantos missionários depositaram no seu trabalho, vem da oração dos que nunca tendo pisado esta terra também contribuem para a Missão e da certeza que este é um projecto de Deus.
E como disse o Tio Calei na mensagem de despedida: "Já não é pelas vossas palavras que acreditamos; nós próprios vimos e ouvimos e sabemos que Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo".
Twapandula chiwa a todos os que tornam possível esta Missão.
Estamos Juntos
Mana Inegi*
1 comentário:
Olaaaa todos os Ondjoyetus! Dou graças a Deus por tantas maravilhas que ele tem realizado atraves de cada um de Vós ao longo de todo este tempo desde 1993 com o p. Vitor, Srs. Bispos,seminaristas(agora padres), missionarios e voluntarios. Junto com todas as pessoas que directa ou indirectamente têm contribuido nesta graaaande obra. Assim como os irmãos do Gungo por acolher a mensssagem de. Deus. A todos Deus e nosssa Senhora vos recompense com muitas bençaos. Um grande abraço missionario desde o. Mexico. Vossa mana ir. Nancy
Enviar um comentário