domingo, outubro 23, 2016

O Cavalinho Branco em missão

A nossa querida Missão do Gungo, com 25.000 habitantes, situa-se no interior do município do Sumbe, em Angola, sendo uma região muito isolada. Para chegarmos a este território, que se encontra afastado dos meios urbanos cerca de 130 km, precisamos de percorrer várias dezenas de quilómetros em "picada" (estrada de terra batida) com acessos difíceis e subidas acentuadas por montanha, e muitas vezes com o troço completamente alagado pelas chuvadas intensas de cada ano. Para irmos junto destas populações quase esquecidas de Angola, só conseguimos fazê-lo recorrendo a um jipe... e são precisas ainda muitas horas de perícia, paciência e resistência.

Na missão do Gungo temos ao dispor um jipe, carinhosamente apelidado Cavalinho Branco, que acusa já bastante desgaste pelos seus quase dez anos de utilização em circunstâncias difíceis e mais de 300.000 km de missão cumprida. Torna-se, portanto, necessária a aquisição de outra viatura, equivalente, para os missionários da diocese de Leiria-Fátima poderem dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento humano e sustentável nas montanhas do Gungo.

Foi lançada, assim, a Campanha UM JIPE PARA A MISSÃO, que teve início na recente Caminhada SOBRE RODAS, no Vale do Lapedo, a 25 de Setembro. Ainda neste mês de outubro, o Mês das Missões, lançamos mais acções de sensibilização missionária e de angariação de fundos para a aquisição da nova viatura para o Gungo.

Hoje, DIA MUNDIAL DAS MISSÕES, estreamos o filme O CAVALINHO BRANCO EM MISSÃO, que nos conta a história do jipe que tem auxiliado os missionários Ondjoyetu na missão que Deus lhes confiou. Brevemente também lançaremos um kit de autocolantes para as escolas e catequeses, disponibilizaremos mealheiros missionários em vários espaços comerciais da nossa diocese e dinamizaremos um crowdfunding (angariação de patrocinadores) via internet.

A todos aqueles que já contribuíram para esta Campanha, quer participando na Caminhada SOBRE RODAS, quer fazendo chegar ao Grupo os seus donativos, e a todos aqueles que estão sensíveis à causa e dispostos a colaborar para que a missão continue, um MUITO OBRIGADO! TWAPANDULA TCHIWA! Continuem a caminhar connosco.
Estamos juntos!

O Grupo Missionário Ondjoyetu



O CAVALINHO BRANCO EM MISSÃO



Sem comentários: