sexta-feira, junho 23, 2017

A Donga está a crescer!!!

Que grande temporada de trabalhos!!!  Antes de subirmos ao Gungo já prevíamos o trabalho que nos esperava, pois o mano Carlos, mano Gonçalo e o nosso motorista Mário durante os dias 6 a 8 de junho foram a Luanda de “Elefante”, o nosso camião, buscar o tão aguardado telheiro para o estaleiro do BTC. Depois de uma longa viagem e, da equipa preparar tudo rumamos à Missão Donga já na sexta feira dia 9.

Chegámos à Donga já na sexta à noite e o Povo já nos esperava cheios de alegria e com cânticos de graças por receberem os novos voluntários.
No sábado multiplicamo-nos em diversos trabalhos, formação dos Líderes da Pastoral da Criança, encontro da Pastoral Juvenil, retiro dos catequistas, acompanhamento aos doentes, organização da logística.
No domingo, dia 10, celebrámos o dia do Catequista, estando um grande número deles na Donga, de forma a assinalar o dia além da celebração eucarística, realizou-se um almoço de convívio e foi oferecida uma pasta e uma camisola a cada um.
Durante a semana de 12 a 17 o Pe. David junto com a Equipa de Trabalhos da Donga iniciaram a montagem da estrutura para o telhado o BTC. Foi lindo de se ver a estrutura a crescer a pouco e pouco. Foi com a grande perícia e olho atento que se conseguiu elevar toda a estrutura utilizando os meios possíveis do local . Além de todo o trabalho, foi muito rico para estes jovens poderem aprofundar os seus conhecimentos nestas áreas da construção.
Nesta semana, foi também muito enriquecedor o início das visitas da Pastoral da Criança aos bairros. Na quinta feira, dia 13, fomos ao bairro da Chitiapa, na sexta ao Aweco, no domingo à Calumbamba, em cada um, realizámos a pesagem das crianças, fizemos palestras com a comunidade em geral sobre a importância do tratamento da água e sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças. Realizamos visitas de casa em casa a todas as famílias que querem ser acompanhadas pela pastoral, de modo a aconselhá-las e a apoiá-las no desenvolvimento físico e psicológico das crianças.
Durante esta semana estiveram connosco os jovens médicos voluntários e a nutricionista, Diana Teixeira, que deram uma grande contribuição no atendimento aos doentes e no aconselhamento nos hábitos alimentares. Foi uma mais-valia no apoio à Pastoral da Criança de forma a ajudar o povo a compreender a importância de uma boa alimentação, atendendo ao seu meio.
Durante o fim de semana, 16 a 18, foi realizado o encontro dos casais da Igreja com crianças para o Batismo, o encontro dos preparandos da 1ª comunhão e a sua avaliação e, concentração dos membros da comissão da Família da Missão.
No domingo realizamos a celebração eucarística por alma da nossa Tia Ana, onde o Povo se uniu à nossa dor e também viveu a sua perda, pois sem nunca pisar o Gungo, o Povo sabia o quanto ela se dedicava a ele e alguns ainda lembram a mana Rute. Finalizamos a nossa celebração com a procissão do Corpo de Deus. 
Ufa que grande semana…!!! Que venha a próxima!
Pedimos ao Espírito Santo que nos ilumine e nos ajude a compreender estes mistérios da fé e a discernir sobre o nosso trabalho junto do Povo.
Estamos juntos.
Linha da frente.


Sem comentários: