quarta-feira, novembro 01, 2017

Outubro Missionário

Saudações fraternas!
Outubro, o mês missionário, já terminou, mas a Missão continua! E esta missão não é de alguns: é de todos nós, cristãos, e para todos. Com uma vida plena de Cristo, redescobrindo em cada momento a beleza e a força transformadora do Seu Amor, um mundo melhor é possível. 
Sobre a acção missionária desenvolvida pelo SAM (Serviço de Animação Missionária) no mês das Missões, deixamos aqui as palavras do respectivo director, o nosso Pe. Joaquim Domingos Luís:

Ondjoyetu na Vigília Missionária e
em Animação Missionária na vigararia de Fátima
O Serviço de Animação Missionária, como já vem sendo hábito, e seguindo a ordem alfabética das vigararias da Diocese de Leiria-Fátima, desenvolveu, em colaboração com os párocos da Vigararia de Fátima, um programa de animação missionária nas paróquias desta vigararia e em algumas das instituições paroquiais.

Na primeira semana de outubro, estivemos presentes na paróquia da Atouguia. Participámos nas eucaristias dominicais e semanais, fizemos animação missionária e celebrámos a eucaristia no Centro de Dia de Atouguia; visitámos os doentes e idosos em alguns lugares, sempre acompanhados pelo pessoal do Centro de Dia, e, antes das eucaristias, rezámos o terço. Dia 6, estivemos em Pinhel, num convívio com os idosos.

No dia 8, foi o dia da Diocese e, durante uma paraliturgia presidida por D. António Marto, três membros do grupo missionário Ondjoyetu receberam das mãos do nosso bispo as cruzes missionárias. Era visível a emoção dos missionários, de D. António e dos familiares dos enviados em missão.

Na segunda semana de outubro, estivemos na paróquia de Santa Catarina da Serra e nas suas comunidades. Celebrámos a eucaristia no Vale Tacão, no Vale Sumo, na Loureira, em S. Guilherme e na Chainça, a que se seguia um encontro missionário; fizemos também animação no centro de dia da Loureira, celebrámos a eucaristia e fizemos animação missionária no Centro Social de Santa Catarina. Realizámos um encontro particular com os catequizandos do 7.º ano e com os jovens do 11.º ano da catequese; no sábado, dia 14, estivemos com os vários grupos de catequese e às 21h00 celebrámos a eucaristia, a que se seguiu um encontro missionário com a comunidade. Domingo dia 15, estivemos presentes nas missas das 08h30 e das 11h30.

Dia 15, foi um dia marcante para a Andreia Pereira, uma jovem leiga missionária do grupo missionário Ondjoyetu prestes a partir em missão para Angola. A comunidade de Turquel rezou com ela e por ela, para que Deus a ajude na sua missão em S. José do Gungo.

O ponto alto do mês foi a vigília missionária diocesana, que teve lugar na sexta-feira dia 20 de outubro e foi presidida pelo nosso bispo D. António, estando presentes muitos religiosos e religiosas das comunidades de Fátima.

De 23 a 27, marcámos presença na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, na Gândara dos Olivais, e também na paróquia de S. Mamede: estivemos no Centro de Dia com animação missionária e oração do terço e, à noite, celebrámos a eucaristia, seguindo-se um encontro missionário. Em S. Mamede, marcámos também presença na missa de sábado e de domingo.

Quero agradecer aos párocos e paroquianos das paróquias da Vigararia de Fátima, que tão bem nos acolheram, e a todos os missionários e missionárias, religiosas, religiosos e leigos e leigas que deram a sua colaboração nos vários momentos de animação missionária. Um agradecimento especial à presença da Angelus TV na Vigília Missionária. Que este mês fortaleça em todos nós o entusiasmo missionário.

Pe. Joaquim Domingos Luís, SVD
Responsável do Serviço de Animação Missionária

 Relembramos que a próxima reunião mensal se realizará já neste sábado, dia 4 de novembro, às 21h00, no Seminário Diocesano de Leiria. Entre outros assuntos, faremos o balanço do Outubro Missionário e ficaremos a saber como correu a primeira temporada de missão da Andreia, do Nuno e do João nas montanhas do Gungo. Não faltarão ainda os momentos de convívio e de oração. Estamos juntos!

Sem comentários: