sexta-feira, setembro 21, 2018

Curso de Missiologia

De 27 de Agosto a 1 de Setembro decorreu no Centro Missionário Allamano da Consolata, em Fátima, o vigésimo quinto curso de Missiologia.
É um curso bienal e calha sempre na última semana de Agosto. Os anos pares correspondem ao 1.º ano de formação e os impares ao 2.º. E não é preciso fazer seguido porque os temas vão sempre sendo atualizados e alterados.
Julgo que fomos sensivelmente 40 pessoas entre leigos e religiosos de várias congregações e de vários pontos do mundo (Timor, Indonésia, Moçambique, Angola, Brasil, etc.).
Como guias e orientadores tivemos connosco o Pe. Adelino Ascenso, o Pe. Simão Pedro e a Irmã Célia Cabecinhas.
O dia começava com a oração da manhã e, por dia, tínhamos um orador ou oradora a falar sobre um determinado tema. Fazíamos sempre um trabalho de grupo, onde debatíamos um pouco as nossas ideias e foi muito bom poder aprender com outras pessoas e desfrutar dos contrastes culturais. Terminávamos sempre com a eucaristia.
Os temas que foram tratados nesta semana foram:
- a missão de São Paulo (Bispo de Lamego, D. António Couto);
- a evangelização na época dos descobrimentos, séc. XV a XVI (Pe. David Barbosa, do Verbo Divino);
- a interculturalidade (prof. Uni. Porto, Diana Palanca);
- missão e comunicação (jornalista da SIC, Joaquim Franco);
- e a evangelização na exortação apostólica “A alegria do Evangelho” (Pro. Uni. Lisboa, Teresa Messias).
No último dia tivemos uma tertúlia com o Pe. Nuno Lima (missão no Japão), com o Pe. Adérito Barbosa (missão em Moçambique - Nampula) e com o casal de Leigos da Boa Nova, Ana e Sérgio (missão em Moçambique - Pemba).
No decorrer da semana fomos ainda visitar o museu da Consolata, assistimos ao filme “Que mal fiz eu a Deus” e usufruímos de um momento de convívio e partilha de costumes e tradições de cada continente.
Estas atividades realizaram-se à noite e não posso deixar de agradecer aos amigos Combonianos que me acolheram em sua casa. Ana, David, Glória, Laura, Márcia, Maria José, Mário e Pedro, um abraço cheio de carinho e votos de muito sucesso para o vosso caminho.
Foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora e aqui deixo o meu sincero incentivo a participarem.

Sílvia Antunes

Sem comentários: