sexta-feira, outubro 19, 2018

E chegámos ao Gungo

No passado dia 5 de Outubro, subimos até ao nosso Gungo rumo à famosa Missão de São José. Donga é o bairro onde se concentra o coração da missão. Após uma viagem de mais de 8h de estrada, desvios, lombas, buracos e mais buracos, e já noite cerrada, tínhamos a sensação de chegar à terra prometida. O povo a entoar o cântico de boas vindas e a alegria com que nos receberam, não dá para exprimir o impacto que teve em cada um de nós.


Os dias passaram e foram várias as atividades desenvolvidas. Apresentações à parte, fizeram-se consultas, ajudámos as crianças nos estudos, procederam-se às merecidas manutenções do “cavalinho” e do “elefante”, fizeram-se mais series de estudo dos blocos de BTC, ajudámos a comunidade nas suas atividades como ir à lenha e água, fizemos pão, reunimos com os catequistas, plantámos as coisinhas vindas de Portugal, e entre muitas outras coisas, a mais importante, partilhámos amor, trocas de sorrisos e muitas brincadeiras.

A missão continua e seguimos até ao Uquende para retomar os trabalhos de construção da capela. Mais uma vez a receção principalmente pelas crianças, derrete-nos o coração. São tantas, tantas… Voltando ao trabalhinho: a capela antiga de adobes já foi destruída e já se iniciou a preparação para a nova em BTC, também já foi construída uma provisória; mais consultas; fomos também buscar pedra para fazer brita; mais brincadeiras e cantigas que alegram miúdos e graúdos; também projetámos filmes de animação à noite satisfazendo as gargalhadas mais tímidas; apoiámos na pastoral da criança; etc.

Regressámos ao Sumbe no dia 15 e mais tarefas se seguiram, destacando as idas ao mercado que são sempre um rancho de descobertas e a ida à Conda, local onde vamos buscar a água para beber.
Na próxima sexta-feira (Ops hoje mesmo!) voltamos à nossa picada, desta vez rumo ao Chitonde.

Haveria tanto a dizer, tantas aventuras e emoções e experiências e, e… os que já por cá passaram sabem e devem estar agorinha mesmo recordando os balões que fazem a festa, o gelado de múcua, as meninas da casa, a criançada perdidinha de sono no fim do Terço, os “cocares”, … E os que não, não dá para descrever tamanha imensidão que nos prende o olhar e o coração.

Para terminar, havia tanto nome a mencionar para agradecer. Por isso, a todos os que nos acompanham e nos proporcionaram este dia, o nosso mais carinhoso e humilde OBRIGADO.
Tukasi Kumosi
(Estamos juntos)
Os novatos da linha da frente.

1 comentário:

Ção Julião disse...

Que bom saber das notícias!
Quem me dera também estar aí😍
Mucuas que delícia! Saudades da minha terra! Abraços. Tukasi komosi/Estamos juntos 🙏🙏🏿🙏🏽