sexta-feira, março 15, 2019

Cheira mal na Donga...

Na subida a mana Silvia assumiu os comandos do cavalinho. Lá teve de lamber um pouco de lama no Chitonde porque entretanto choveu. Levámos o cavalinho cheio de manos e manas, entre os quais dois manos que desceram ao Sumbe e que estavam de regresso ao Aueco. Pela viagem lá vinha o Toni a dar umas valentes cabeçadas no vidro ao que nós gozávamos: "TONI! Vais ficar com a cabeça quadrada!". Bom, parámos no Uquende para deixar uma passageira e para tratar de alguns assuntos já a noite tinha chegado. O padre tomou conta do volante a partir daí e no mamoeiro (lugar da picada que é muito enlameado) já teve de pôr o cavalinho a gritar. A travessia foi feita com sucesso e chegámos à Donga por volta das 21:30 do dia 1.

No Sábado o padre teve nas formações com os casais com filhos para o Baptismo, a mana Sílvia tratou da pastoral da criança onde fez um dinamismo engraçado com os líderes de cada bairro e, como não havia equipa de trabalhos, empenhei-me no desentupimento da fossa da casa dos missionários.


Já na Donga, tivémos um Domingo normal... Dia do Senhor... E do CHOCOLATE... E da MEIA-BOLHA (copinho de vinho para quem não sabe). Deu para dormir a cesta e para rever o projecto da água. Descobrimos que temos um novo membro na Donga. Mais um cabrito a que chamamos de "Bandeirinha", porque é todo preto e tem o rabo branco... Parece mesmo que está a  acenar a bandeira quando abana o rabo. O "Antunes", o outro cabrito que já nasceu a semana passada, assim "baptizado" em honra à mana Sílvia Antunes, precisou de uma intervenção porque tem uma infecção nas virilhas, mas fora isso está de boa saúde.


Surgiu a ideia de construir uma serralharia fechada para que toda a ferramenta fique reunida no sitio onde se vai trabalhar para poupar o tempo de arrumar e desarrumar todos os dias. Assim começou logo a semana com a abertura dos buracos para as fundações da serralharia, que vai ficar mesmo em frente da porta do gerador, o que obrigou a retirar a britadeira do seu lugar original. Uns a escavar, outros a partir pedras que estavam no caminho com a técnica dos furos e das cunhas... Olha que até resulta!




Na terça-feira o Pedro Ernesto, o Narciso, irmão do Pedro e o padre estiveram empenhados a fazer a cofragem e a soldar os últimos ferros da viga de fundação para a casa de apoio aos catequistas, a mana Sílvia e a mana Teresa com as consultas e eu a arrancar a árvore que ficou a estorvar a fundação da serralharia com o mano Calumbendo.
Após isso, os trabalhos na casa dos catequistas continuaram e ficou metade da viga de fundação feita. Eu encarreguei-me de construir 5 cinoblocos para a britadeira e de a colocar ao pé da moagem. Assim ficam essas duas máquinas próximas e ficam ambas debaixo de telha assim que a serralharia estiver finalizada.
Durante a semana a mana Sílvia tem feito uns exercícios para puxar pelos miúdos e pelo seu raciocínio e tem ajudado as manas com os trabalhos de casa.
Na descida, na segunda-feira, assumi eu o controlo do cavalinho e, no mamoeiro consegui passar! "Cuiei" (Gostei) mesmo da travessia! Pouco tempo depois, no Chitonde assentei o cavalinho com os dois eixos no chão para a coisa não parecer assim tão fácil... Peripécias da picada...




Por aqui, no Sumbe, a minha profissão tem sido carpinteiro. Recebemos um crucifixo feito pelo amigo Carlos Oliveira e a caixa que o envolvia para o proteger no contentor é de madeira e tem um aspecto mesmo jeitoso para armário de sacristia. Ainda não está concluído, mas já falta pouco. A mana Sílvia também experimentou o serrote e o corte até saiu direitinho! Temos carpinteira. Também deu para recauchutar dois pneus do Unimog que estavam com "maca" e que estão quase prontos para outra!





Da linha da frente é tudo, por agora...
Lição de Umbundo: "Konduko ya'ise L'Omola, la Tchilelembya-okola, Amén!" - Em nome do pai do filho e do espírito santo, Amén!
Estamos juntos!

5 comentários:

jacinta disse...

Olá linha da frente isso é que tem sido uns dias de trabalho a sério um grande abraço para todos, estamos juntos Jacinta

Ção Julião disse...

Não pude deixar de sorrir com este diário👌🏾!!😊 haja alegria!! Um abraço para todos 🤗 fico à espera do próximo🙏🏾💖

João José Antunes disse...

Força mano Humberto, força mana Silvia, força manos todos

Anónimo disse...

Sempre juntos! Força!Vossa Mana ir. Nancy

Pai Aires disse...

Fascinante descrição Humberto.
Bom trabalho, nada melhor sentir realizado e reconhecido com aquilo que fazemos.
Força HUMBRRTO.
Txau Aires