quinta-feira, abril 11, 2019

Olá Portugal = )


Subimos ao nosso Gungo e já nem precisamos dar notícias da picada…
Paragem no Uquende para seguirmos com os trabalhos da capela. Neste momento já conta com 3 fiadas de blocos BTC. A população tem-se organizado por grupos para carregar areia, para transportar blocos, para partir pedra e fazer brita, etc. Para os pilares é necessário cortar alguns blocos com a rebarbadora (são só 88 por cada fiada onde calha ferro) então o nosso Padre David já tratou disso e até já aproveitou para formar um dos trabalhadores nessa tarefa. É bonito ver a comunidade unida e empenhada, com a ajuda de todos vemos mais uma obra a ser erguida.
Enquanto isto, a mana Sílvia aproveita para brincar com as crianças, mas não digam a ninguém! Muitas crianças não estão na escola porque não há vagas suficientes para todas e outras porque não têm os documentos de registo e identificação obrigatórios. Mas, as que estudam ainda podemos juntar mais algumas variáveis: não têm professores para todas as disciplinas; a picada impede os professores de vir lecionar porque está a chover, ou quando está sol é porque a picada tem muitos buracos; quando à feriados fazem-se pontes, como se faz pontes os professores não se deslocam só por um ou dois dias de aulas; …
No dia 4 de Abril comemorou-se o dia da PAZ em Angola. Na sede da comuna do Gungo (Uquende), o Soba (autoridade local) proferiu o seu discurso e assim deu-se início aos festejos. E para os amigos da bola, neste dia, jogaram futebol as meninas, Uquende (2) X Chitunda (0). No período da tarde o padre David subiu com o cavalinho até à Donga e mais um entalanço no famoso “mamoeiro” nosopé do morro do Calima.
No dia 5, subiu a mana Sílvia com um grupo de meninas e no dia 6 foi a vez do mano Berto a fim de estarmos todos juntos e celebramos a nossa santa Eucaristia de Domingo.
Na Donga houve a concentração de pessoas de vários centros e bairros para o encontro dos catecúmenos (jovens e adultos) e para a preparação para o batismo dos pais das crianças de colo.
Eis que chega o dia de descer ao Sumbe e: a mana Teresa ficou na Donga para ir à escola; sob orientações do padre David, o mano Humberto e o avô Filipe, junto da equipa de trabalhos, ficaram no Uquende a dar continuidade à obra da capela; e a mana Sílvia com o Padre David foram até à casa da Pedra 1 para tratar da logística da nossa Missão (compras, e-mails, assuntos do próximo contentor, cartório, roupas, etc).
Próximo destino, Tuma! Vamos subir sábado para celebrar a missa no domingo e regressarmos ao Sumbe já com o mano Humberto.

Uguende Uwa Puto!

2 comentários:

Tio Serra disse...

Olá amigos ONDJOYETUS e linha da Frente.
Muito obrigado pela vossa descrição do andamento da Missão e dos seus Missionários.
Obrigado pelas fotos que ilustram bem o vosso trabalho.
Obrigado ao Senhor que vos conduz na ajuda ao povo do Gungo.
Obrigado a ti que tiveste a paciência de ler este comentário.
Um abraço Missionário.
Estamos juntos
Tio Serra

Pai Aires disse...

Boa descrição dos trabalhos realizados.
Trabalho em equipa.
Força coragem...!!!