sexta-feira, maio 03, 2019

YESU WAPINDUKÁ

Pois é, estas semanas, por esta altura, são das mais trabalhosas e por essa razão as notícias do Gungo se têm atrasado, mas, em contrapartida, também são das mais gratificantes!
Bom, após a descida da equipa e a semana de trabalhos no Uquende com o avanço da construção da Capela, seguiu-se a celebração dos Ramos na Tuma. Eu (Humberto), mais uma vez, tive de me deslocar até à Tuma com um motoqueiro para me encontrar com o resto da equipa e continuar por aqui a missão. Desta vez calhou-me o motoqueiro ao qual chamam dono da picada! Adivinhem lá o seu nome... "Canosso", conhecido por dizer "Quem anda na picada devagar é que cai...". Depois de descer e tendo em conta as condições da picada, aquilo que tenho a dizer é que de facto ele tem o "Kit de Unhas" mesmo à medida para o Gungo!
Já na Tuma, depois de a equipa chegar (eu cheguei primeiro com o "Canosso", como é óbvio), foi altura de acalmar e descansar para preparar a celebração de Ramos, que se realizou no dia seguinte. Já no Domingo iniciou-se a procissão no meio do bairro em direcção à capela. Muitos "camungungos" de outros bairros deslocaram-se até lá para poderem celebrar eles também aquela Eucaristia. Após a Eucaristia houve tempo também para jogar uma "futebolada" e montar a janela oferecida pelos amigos da "Pêra" e da "Angovidro". Lá ficou montada a janela mais bonita de toda a Tuma!


Tempo de regressar ao Sumbe novamente para preparar a Páscoa. A permanência por lá foi de apenas dois dias e o tempo foi apertado, mas deu para ajustar mais alguns pormenores do material que vai vir no contentor e para celebrar a Eucaristia Crismal seguida de almoço de convívio com os missionários que estão na diocese do Sumbe. Foi muito positivo poder partilhar a nossa experiência e escutar a dos outros que por cá estão.
Inicialmente tínhamos ajustado o nosso plano para ir só o elefante picada acima, mas no dia da partida um Camungungo veio-nos comunicar que o catequista geral do "Culembe", o "Fernando Chiati", tinha falecido depois de estar adoentado no hospital. Pediu-nos então para levar o corpo para o Gungo, o que nos obrigou a alterar o plano para que o cavalinho subisse também. Na viagem pela picada tivemos de ajudar um "IFA" carregado de carvão a "descolar" das pedras. No caminho a picada também agarrou o cavalinho e ao insistir para sair da lama, o radiador rebentou. Um contratempo que tivemos de resolver à pressão a altas horas da noite. (Valeu-nos o silicone que a "Sika" nos deu para improvisar que por sorte estava na mala, mais uma lição aprendida).

Já na Donga, depois de uma noite curta de sono os camungungos começaram a chegar. Ao fim de pouco tempo já eram imensos. Não houve mãos a medir para as consultas, para as confissões, para os pedidos de folhas em branco e para as fotocópias. À noite celebrámos a Última Ceia do Senhor com o rito do lava-pés. Na sexta-feira Santa a Via Sacra começou na rua mas teve de acabar na capela, porque a chuva e o vento apareceram também para celebrar. Desta vez o nosso Jesus Cristo foi o Paulo da Chitiapa! Ao cair da noite celebrou-se a Paixão do Senhor com adoração da Cruz.




No Sábado, dia 20 de Abril, foi o dia em que a oração da manhã teve mais gente desde que eu cá estou. Até teve de ser celebrada na rua, tal era a multidão. Houve também o encontro de jovens em que foi possível perceber qual era a realidade do Gungo no que toca à religião, à vida familiar e à sexualidade na juventude que, a maioria das vezes é precoce e dá origem a gravidezes não desejadas. A mana "Sírbia" e a mana "Teresa" encarregou-se da pastoral da criança com as mamãs dos bairros do Gungo que são responsáveis pelo acompanhamento das famílias com recém-nascidos. No decorrer do dia foi necessário abastecer as cisternas com idas do nosso elefante ao rio que, dada a quantidade de gente que por lá estava, esvaziaram em pouco tempo. Nesse mesmo dia instalámos o modem novo no sistema Infrasat (Telefone público de satélite da Donga) que chegou a nós através de uma equipa que já lá tinha estado e teve de descer para resolver o problema no Sumbe. Também eles tiveram peripécias na picada... Bom, o que interessa saber aqui é que o nosso telefone na Donga está como Jesus Cristo, ressuscitado! À noite celebrou-se a Vigília Pascal com 76 baptismos e que contou com cerca de 800 pessoas a celebrar. Como habitual, depois da Vigília há pulos e danças para levantar pó com fartura. É aí que os dançarinos do Gungo são postos à prova. Eu aproveitei o balanço e pus-me a dançar com eles noite dentro. Quando me deitei já eram 2:00 da manhã. Não há palavras que descrevam aquele momento e infelizmente fotografias também não.









No Domingo de Páscoa celebraram-se 47 baptismos, 7 casamentos e readmitiram-se 8 penitentes. É uma alegria poder contar com tantos Camungungos no caminho Cristão. Logo após a celebração Eucarística o zumbido das motas começou a ouvir-se e em menos de um ápice, todos desapareceram.


Dados os contra-tempos a que a equipa missionária está sujeita na Páscoa, decidimos permanecer a segunda-feira na Donga para finalizar alguns assuntos, um dos quais as medidas e fotografias da cisterna de recepção de águas para o projecto da água. Na terça-feira foi dia de regresso ao Sumbe por onde ficámos até ao Domingo de Pascoela.
Deslocámo-nos nesse mesmo dia para o Ival Guerra para celebrar a Eucaristia e para reunir o conselho permanente para afinar alguns pormenores. De seguida fomos para Benguela para pernoitar nas instalações do amigo Miguel Pereira da Terras Centro. Aproveitámos este reencontro para partilhar os projectos em execução na Donga e para aproveitar os preços de Benguela em alguns artigos.
Regressámos ao Sumbe nesta Terça-feira, dia 30 de Abril, onde permanecemos até hoje. Amanhã, dia 03 de Maio subiremos no Elefante para o Uquende para avançar os trabalhos na capela. Desceremos novamente no decorrer da semana que vem já com delegados do Gungo para a procissão diocesana do Calulo.
Tukasi Kumosi,
Humberto Ribeiro

1 comentário:

Pai Aires disse...

Muito interessante, estas descrições.
Verdadeiras aventuras estas do dia a dia desta Missão.
Estamos muito gratos pelas vossas notícias.!!!
Coragem alegria saúde e boa disposição.
Força Humberto.....!!!!
(PAIAIRES)