quinta-feira, junho 27, 2019

De bairro em bairro e algo mais


Nova capela do Uquende
Mini pasteleiros
Mais uma semana se passou e cá estamos de regresso ao Sumbe para preparar mais uma subida, mas sobretudo para tratar de papelada, afinal de contas, o contentor está para chegar e com ele o grupo da UAASP (União das Associações dos Antigos alunos dos Seminários Portugueses) que acolheremos durante duas semanas, mas já lá vamos.
Como já sabem, o mano Humberto tem ficado pelo Uquende a ajudar os mestres a levantar as paredes da nova capela e felizmente já existe um buraco para as janelas e também para o portal de entrada! Isto é, o lintel do lado esquerdo e da frente da capela já têm betão e em breve os blocos chegarão à altura do telhado. Falta ainda chegar ao lintel do lado de trás da capela e do lado direito. Já se começou a preparar os ferros dos pilares para receber a estrutura metálica e, entretanto, será tempo de a colocar no ar. Está a ficar bem bonita! Já tem duas cruzes, uma cruz em cada lado do portal, que dão assim alguma identidade à capela.
Bairro do Lungenge

Bairro Bambi
Bom, entretanto a restante equipa subiu também ao Uquende onde pernoitou até quarta-feira, sendo possível dar uma ajuda no avanço da construção e na educação das crianças (com uma aula de pastelaria J). Seguiu-se a visita aos bairros do Chitonde. Nesses dias o mano Humberto permaneceu no Uquende a continuar a avançar com a obra e, no Sábado à tardinha, pegou na "Husqvarna" (mota da missão) e juntou-se à restante equipa já na Ndula.
Durante a semana a equipa pernoitou no bairro da Ndula, também denominado de Cacumba. É um bairro que já tem acolhido a equipa diversas vezes e onde mais uma vez, há sempre uma “mãe” para cuidar de nós com carinho, a Dona Imaculada com a jovem Isabel que ajudaram o nosso mestre cozinheiro, o avozinho Filipe.

Na quinta feira visitámos o bairro do Lundjenje (lugar de uma antiga fazenda), na sexta o Bambi e no sábado o bairro da Chipinga (um local conhecido por uma grande fazenda dedicada ao café). O domingo foi celebrado na Ndula onde se concentraram várias pessoas para o encerramento da visita ao Centro do Chitonde. Estiveram presentes ainda os representantes da Tuma e do Apostolado da Oração. Assim, tirámos a famosa fotografia de grupo e a tarde foi dos miúdos e graúdos que se fartaram de brincar, rir e pular (aproveitámos ainda para trocar conhecimentos, eles ensinaram-nos Umbundo e nós retribuíamos-lhes com o Inglês).
Comunidade na Ndula
Comunidade da Chipinga e Chitõla
As visitas aos bairros seguiram a estrutura habitual, recepção do “patele” (padre) e a Equipa pela comunidade com cânticos e muita alegria seguida de uma mensagem de boas vindas. Depois um momento destinado às confissões, a missa e o almoço, a ementa já sabem o que é: barriga de missionário, cemitério de … ? (Galinha!) Por fim reúne-se o Ondjango do bairro para discussão de vários temas referentes à comunidade. Neste espaço de tempo tenta-se concentrar as crianças num local mais recolhido para assim todos podermos aprender uns com os outros de uma forma mais lúdica onde os jogos reinam e as letras são o salva-vidas.
Encerrada esta etapa, voltámos a subir ao Uquende para, assim, preparar a nossa descida ao Sumbe. Algumas retificações, umas organizações de boleias, umas confirmações na obra da capela, mais umas manutenções à nossa moagem e siga! Vrrruuummm, vrruuuummm, Chegámos ao Sumbe.
Agora cá estamos em preparação para a receção do contentor. Estamos a fazer um barracão, a reorganizar o armazém e espaços de arrumos para conseguirmos mais espaço, a dar a volta à casa como aquelas limpezas a fundo de primavera, e a tratar de toda a papelada burocrática inerente ao processo do contentor e à recepção das nossas próximas visitas.
Xauééééééé.
A Linha da Frente

3 comentários:

Fernanda Barreiro disse...

Só posso dizer que DEUS lhe dê forças a todos vocês para continuarem nesse projeto missionário Deus os abençoe ,MISSIONÁRIOS de cá e os daí , assim como aos nossos irmãos Angolanos beijinhos

Tio Serra disse...

Obrigado Linha da Frente, pelo vosso empenho em nos contar as aldeias que tem visitado,
o que tem sido o vosso trabalho missionário e documentarem com as belas fotos que nos mostram
a beleza da paisagem e do coração do povo do Gungo.
Um grande abraço missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra

Ção Julião disse...

Adoro estes relatos. Que Deus abençoe a vós, a nós, a eles e a todos os que de coração aberto participam para o crescimento dos povos necessitados.
Graças a Deus! 🙏🏾