quinta-feira, dezembro 19, 2019

A ronda dos Centros


Olá amiguitos, já há algum tempo que não tinham notícias nossas mas, entre subidas e descidas, não temos tido muito tempo para vos escrever… E como já aconteceu tanta coisa vamos tentar ser breves nas palavras.
Calipe
Ingui
Chitiapa
No Gungo, a partir do dia 16 de Novembro, fomos visitar o Centro do Calipe, dar uns abracinhos aos pais e manos das meninas Celestina e Rosa que estão agora a estudar aí no “tal Puto” (Portugal na gíria). Subimos à pedra de ligar com o mano Elias onde tivemos uma bela vista para o monte Caonjo (uma montanha que no cimo tem a configuração de uma tartaruga e muitas histórias que ficam para contar num outro dia). Deste Centro visitámos o bairro do Ingui e junto da comunidade debatemos temas acerca da família, as questões geracionais, as tendências dos novos tempos, a modernidade e a globalização, etc.
Chinjongo
Seguimos para o Centro da Chitiapa, no dia 20, reunimos o Ondjango e visitámos os bairros do Aweco e do Chinjongo. Nos entretantos desta visita tivemos de ir dando uns pulinhos à Donga, sede da missão. Chegaram 2 tratores para serem arranjados e quem mais apto para esse requisito que não o nosso padre!? Apesar de chegarem tarde na temporada agrícola ainda conseguiram fazer um bom trabalho na nossa lavra que este ano esteve em risco de ver a sua sementeira reduzida a menos de ¼. Agora é deixar que a mãe natureza faça o seu trabalho e o Pai do céu nos dê a água que precisamos.
Aweco
Depois de terminar a visita à Chitiapa, dia 24, fomos até ao Uquende onde, durante uma semana, fizemos formação para a 1ª comunhão e demos continuidade à obra da capela. Com as crianças fizemos pasta de papel através de um método nunca antes pensado J. Para ser mais rápido desfazer o jornal usámos o misturador de massa do berbequim… ideias! Ah, e os meninos encontraram a mana Elsa Neves na capa de um jornal, foi logo motivo para um pequeno vídeo a dizer “Olá!”. Também colocámos um espelho na casa de banho oferta do amigo Vítor Moniz da empresa Angovidro.
Uquende
Chegando ao Sumbe, de 02 a 05 de Dezembro, tivemos a Assembleia Diocesana que muito trabalho nos deu na preparação do Relatório Anual e avaliação da missão. Porém, é sempre uma alegria encontrar outros missionários e conhecer também o trabalho deles e ainda sentir renovada a nossa esperança e motivação para trabalho com as comunidades com objetivos que nos fazem sentido e nos guiam para o ano novo.
Boas notícias, todas as meninas da casa do Sumbe aprovaram de classe e as que estão na Donga infelizmente uma reprovou.
Tuma
Fizemos compras, pão, e os enfeites de Natal lá em casa… Carregámos o nosso Unimog e já com as trochas todas prontinhas, dia 7, rumámos até ao Uquende. Lá, continuámos com a formação da 1ª comunhão, e com as crianças, fizemos a árvore de Natal enfeitada com pinturas de presépios. Daqui partimos, no dia 11, para a visita do último Centro, a Tuma, e, assim, concluímos a visita aos 11 Centros da Missão. No caminho ainda parámos nos bairros do Lonjuio e da Caiamba para confessar e dar a comunhão a alguns doentes.
Na Tuma, fomos até ao bairro da Calunganga e da Chiyca. Como o Sr. Padre tinha tarefas… a mana Sílvia com a mana Teresa e as crianças foram visitar ainda o bairro do Doim Doim. Na Tuma, também fizemos uma árvorezinha e pairando o Natal sente-se o cheirinho do advento.
Estamos em época de mangas e foi uma ternura as crianças aproximavam-se de nós para nos virem oferecer. Muito docinhas.
Chiyca
Bom, e mais correrias que aqui o tempo voa. Viemos da Tuma, dia 15, e, no dia seguinte, Luanda! Fomos levar o nosso tio Calei até ao aeroporto e receber a nova mana Teresa. Eram para vir mais 2 manos mas os vistos deles atrasaram e, neste momento, continuamos por Luanda aguardando ansiosamente notícias.
Calunganga
Assim, aproveitámos para fazer compras e visitar algumas paróquias. Fomos até ao Santuário de São José do Calumbo que pertence à diocese de Viana e está ao cuidado dos missionários Passionistas e das Irmãs Consoladoras de Jesus. E fomos visitar as nossas irmãs da congregação Filhas de Santa Maria de Guadalupe a trabalhar no Zango 2, onde está a aspirante Rufina Pedro que é natural do Gungo.
Assim, as últimas notícias quentinhas da linha da frente é que, amanhã, dia 20, bem cedinho, vamos buscar os manos que já conseguiram o visto, a mana São Julião e o mano Boaventura Baptista e fugiremos até ao Sumbe porque, sábado, já estaremos a caminho da nossa Donga para passar o Natal e assim passou um mês e tal.

Tchauééé Portugal!
Tuma

Doim Doim
Cuidem do nosso tio Calei e um Feliz e Santo Natal para todos vós

A Equipa Missionária










Sem comentários: