sexta-feira, julho 23, 2021

No Calipe, Chitiapa e Donga

 Saudações,


Na última quinzena, subimos à Donga, passámos a noite e, no dia seguinte fomos até ao Calipe. Há quase dois anos que não íamos àquele bairro. 

As visitas aos centros permitem estar mais perto das pessoas e elas sentirem a Equipa Missionária mais perto. É aí que se falam problemas e alegrias das comunidades que nem sempre chegam ao Conselho Permanente ou, por vezes, são falados sem os seus intervenientes directos. Administrou-se a Unção dos doentes a 3 idosos, fez-se reunião com os conselhos de cada aldeia, um encontro de jovens, encontro com os membros dos movimentos apostólicos, a celebração da Eucaristia, o sacramento da confissão, cadastramento de muitos fiéis que ainda não estavam no ficheiro da missão...

Para os que conhecem o Calipe: A tartaruga continua no cimo do monte e esta foto é do menino Valdomiro e a sua mana.

A meio da semana saímos do Calipe rumo à Chitiapa para aí estar até ao final da semana. A mesma proximidade, o mesmo género de actividades para contactar de perto com as pessoas individualmente e com a comunidade em geral. Na Chitiapa uma das particularidades foi o encontrar uma comunidade um pouco dispersa devido à passagem de um Quimbanda (bruxo) que deixou as pessoas confusas e divididas e até alguns litígios dentro de algumas famílias. Foi preciso, numa sessão comunitária falar das coisas abertamente e ajudá-los a perceber os enganos em que caíram. Já não foi a primeira vez que estive naquele centro e bairro a debater este assunto. É assim, no meio do povo, que vamos ajudando a lidar com os problemas e dificuldades do dia a dia. 

Da semana na Donga falarei depois...


1 comentário:

Ção Julião disse...

Saudades do meu povo!
Abraços para todos ♡