segunda-feira, janeiro 18, 2010

P. Segunda Miguel já está entre nós

Pouco passava das 4:30 h. da madrugada quando o avião proveniente de Angola que transportava o P, Segunda Julieta Miguel aterrou na pista do aeroporto de Lisboa. Passada quase uma hora víamos o P. Segunda surgir à porta de saída dos passageiros a perguntar com o olhar onde estaria quem o tinha ido buscar. Depois de lhe acenarmos deu com os olhos em nós e o semblante desanuviou-se-lhe. Saudámo-nos, demos as boas vindas, tirámos umas fotografias para a posteridade e seguimos para o carro que nos trouxe para Leiria. A hora matutina permitiu dar umas voltas pelos arredores e também dentro da cidade de Leiria para ficar com uma ideia da do local, tendo nós entretanto tomado o pequeno-almoço. A horas já mais convenientes fomos visitar o Sr. D. António Marto que deu as boas-vindas ao padre angolano do Sumbe. Seguiu-se uma visita a uma loja de roupas, que as que vieram de Angola não são próprias para estas temperaturas. O P. Segunda nasceu em Avémoma, município do Seles, província do Kwanza Sul no dia 4 de Fevereiro de 1965. Em 1985 entrou para o seminário do Sumbe onde fez o ensino médio. Daí passou para o de Luanda onde fez os estudos filosófico-teológicos. Foi ordenado padre na sua terra natal (Paróquia de Nª Sª de Fátima) no dia 12 de Maio de 1996. Até agora esteve em trabalho pastoral nas comunidades de Ebo, Sumbe (Shingo e Gungo) e Cassongue. A sua vinda para a diocese de Leiria-Fátima acontece ao abrigo da geminação celebrada entre esta diocese e a do Sumbe. Esta geminação prevê o intercâmbio de leigos, irmãs e padres entre as duas dioceses. Fica a residir na paróquia de Urqueira, sendo vigário paroquial desta comunidade e da de Casal dos Bernardos. Damos as boas vindas ao P. Segunda e que se sinta muito bem entre nós. Também agradecemos a sua disponibilidade para vir trabalhar como missionário na nossa diocese de Leiria-Fátima. P. Vítor Mira

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!
Quando podemos conhecer o Sr. Padre que veio do Sumbe?
Jà hà alguma actividade programada do grupo "Ondjoyetu" com este Missionàrio?
Até haver resposta espero que o Sr. Padre descanse um pouco e, jà agora que a "linha da frente" continue cheia de força pois agora eles são poucos "trabalhadores" para uma Missão tão grande...

Até breve
Ana carreira

Anónimo disse...

Ola P.Segunda:
Desde o Mexico dou a bem vinda a terra Portuguesa, tao querida por mim.
Espero que tudo corra bem, conte com a minha oracao.
Seja como sempre foi simple e bem disposto.
Para todos os ONDJOYETUS,estamos de PARABENS com a vinda do p.Segunda.
Um beijinho e um abraco para cada um de vos.
Vossa mana Ir.Nancy

fernanda disse...

Bao noite, eu estou como a Ana diz primeiro quero dar as bas vindas ao SR.Padre, e depois conhece-lo e agradecer a desponiblidade de vir ajudar a linha da frente, penço que o grupo Ondjoyetu já o terá conhecido hoje, eu o conhecerei noutra altura se DEUS quiser .Qeria agora dizer ao SENHOR ENGENHEIRO JAQUIM que nao houve uma palavra que eu nao percebece, desculpe nao concordar com tudo.Voltando ao Sr Padre Segunda só tenho pena de nao ter asseço ao E-mail Urqueira tenho pou co tempo mas de ves em quando pra dsanuviar de todo o sofrimento faz-me bem, boa noite e desculpem se fui incorreta com alguma coisa, porque, se há alguma coisa que eu goste muito mesmo é do NOSSO GRUPO ONDJOYETU fernandaferna

Anónimo disse...

Olà Fernanda!
Claro que não foi importuna.
Infelizmente, também não foi ontem que ficàmos a conhecer o Sr. Padre.
Beijinhos.
Ana carreira

Anónimo disse...

Eu, outra vez!
Entretanto achei o blog da paròquia, www.urcabernardense.blogspot.com
espero que sirva de alguma coisa.
Até breve
Ana carreira