sexta-feira, dezembro 28, 2012

Natal no Gungo

Saudações cordiais a todos os amigos Ondjoyetu!

Como já havia sido noticiado, a equipa missionária subiu ao Gungo para celebrar o Natal na Donga, o centro da Missão. Nos dias que antecederam o dia de Natal, realizaram-se retiros – de catequistas e de jovens -, encontro com os líderes da Pastoral da Criança, atividades com crianças, sacha do milho da lavra da Missão, elaboração do presépio, confissões, atendimento de consultas, atendimento de cantinas, ensaios para as missas e preparação do espaço para as mesmas... bem como do nosso coração para acolher o Salvador.

O calor africano e a ausência de sinais exteriores da época natalícia levam-nos a concentrar-nos naquilo que é Essencial: o Nascimento de Jesus. No entanto, a tradição portuguesa cumpriu-se em pleno Gungo: não faltaram o bacalhau com batatas e couves e o bolo rei (caseiro!). Entre os elementos da equipa missionária houve ainda troca de prendas.

O povo do Gungo confluiu nestes dias à Donga. Muitos cristãos caminharam horas e horas sob intenso calor para celebrarem o Natal na Missão. Este é um dos sinais da Fé deste povo humilde, que sabe que Jesus é o único que responde plenamente aos desejos do nosso coração.

Apesar de viver em terras recônditas, às quais chegamos por vias sinuosas, repletas de buracos e lamacentas quando chove, o povo do Gungo sabe que não está sozinho. Sabe que há cerca de dois mil anos, Deus veio habitar no meio de nós. E assim será eternamente. "Quem me separará do amor de Deus?" (Rm 8, 35)


Os cristãos que participam nos retiros, nos encontros, nas formações, são pessoas que têm sede da Palavra de Deus para orientar a sua vida… e procuram-na. Escutam atenta e apaixonadamente a Boa Nova e vivem-na com simplicidade e verdade.


As suas vozes, as palmas e o som dos batuques ecoaram nestes dias pelas planícies da Donga. 
A Donga é um lugar especial: ao longe as montanhas envolvem-na em 360.º graus… o pôr do sol é sempre um espectáculo deslumbrante… e o céu estrelado o mais lindo. Sem dúvida, um lugar escolhido por Deus. Como Belém.

Por fim, é de referir que a nossa cisterna está a funcionar em pleno. Já não precisamos de ir buscar água ao rio, que fica algo distante. Nestes dias, a equipa missionária e as pessoas que se congregaram na Donga abasteceram-se da água das chuvas armazenada por esta abençoada obra.


Amanhã, a equipa subirá ao Gungo para celebrar no centro do Uquende a Festa da Sagrada Família.
Desejamos a todos a continuação de umas Boas Festas e que acolhamos Jesus não só nesta época mas em cada momento da nossa vida.

Um abraço de toda a Equipa!
ONATALE YIWA!
Tukasi Kumosi!

www.ondjoyetu.com
www.facebook.com/ondjoyetu

5 comentários:

David Nogueira disse...

Ora muito bem,
Obrigado por esta partilha electrónica. Certamente muitas outras coisas ficam por dizer. Gostamos sempre de saber como vai a "nossa Missão". Desejo para todos continuação de muita coragem para o próximo ano que se avizinha e que as pequenas e grandes obras vão sempre ajudando a avançar este trabalho em prol do próximo. Que o Senhor, nascido em Belém, continue a derramamr as suas bênção sobre todos os que aceitam participar e acompanhar o trabalho missionário.
P.David

Anónimo disse...


Olá a todos!

Esta é uma das Igrejas mais bonitas que já vi. Tem o essencial, pessoas, e muitas delas jovens. Espero que todos nòs, mesmo os não Católicos, tenhamos a capacidade de "construir" a maior "obra" que é o respeito pela eminente dignidade da pessoa humana.
Votos de boa continuação

ana carreira

Tio Serra disse...

Oi amigos, que a Luz de Jesus Menino, brilhe diante nós, tal como brilhou aos nossos irmãos, na Celebração do Natal na Donga.
Esta Luz de Cristo, que ilumina a terra inteira, seja para todos nós, o farol que ilumina a nossa vida em Deus.
Obrigado P. Vítor, pelas fotos que publicou, ajudam a termos uma ideia mais realista das palavras que nos escreveu.
Para toda a equipa da linha da frente, e também a retaguarda, envio o meu abraço, com votos que O Deus Menino, esteja sempre em nossos corações, para melhor servirmos a Missão de Deus.
Um grande abraço a toda a família missionária.
Estamos juntos.
Tio Serra

Anónimo disse...

Já imaginava que esses dias não podiam ser vividos de outra maneira: grandiosa, participada, com muita alegria, muita fé e vosso esforço, que se transforma em felicidade.
Parabens pelas vossas iniciativas e dêmos graças a Deus pela Sua presença nesses momentos e pelos frutos que vão surgindo.
Muito gostaria de ter estado presente mas "estivemos juntos"
Continuação de boa missão.
A todos as minhas saudações.
Avó Inês

Natália Lourenço disse...

Como é BELO.... Dou-vos um forte abraço na esperança de enfrentarem o ano 2013 com toda a simplicidade e humildade que DEUS nos dá. Bem haja.