domingo, outubro 06, 2013

Padres do Gungo

Olá, muito bom dia.
Como sabem, a missão no Gungo não se cumpre apenas lá onde se está com o povo. Há também um trabalho de retaguarda de dá sustento e apoio ao que lá se faz.
Há dias, em Fátima, teve lugar uma reunião em que participámos três padres ligados à missão do Gungo: P. David, eu e o P. Fernando Vieira Lopes.
Este último foi missionário no Gungo nos anos 60 e 70, sendo ainda recordado pela população. Algumas das infraestruturas que estamos a usar e a melhorar foi ele que teve a iniciativa da sua construção e a orientou há mais de quatro décadas.
As convulsões políticas fizeram-no regressar a Portugal em 1975. Mas nunca esqueceu o seu Gungo e continua a apoiar o trabalho missionário que lá se desenvolve
Foi neste constexto que no ano 2008 fomos juntos aos Estados Unidos fazer um apelo de solidariedade missionária que resultou na recolha de 18.500,00 USD que deram uma boa ajuda para a compra do camião da missão. Estivemos em sete paróquias, muitas delas de portugueses e/ou descendentes deles, principalmente açorianos.
A nossa reunião teve como objetivo preparar mais uma ação de solidariedade a favor do nosso Gungo
e de que daremos conta a seu tempo.
Um grande bem-haja ao P. Vieira Lopes pelo seu continuado amor e apoio ao Gungo.

Várias pessoas noe têm perguntado pelo estado de saúde do António Ideias. Segundo as últimas informações que temos, continua em coma, fruto da forte acidente que teve. Continuemos a rezar por ele e pela sua família.
Um abraço e bom domingo.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Tio Serra disse...

Boa noite amigos /as, quero partilhar com todos os que tiverem a paciência de lerem o meu depoimento.
Não tenho o prazer de conhecer o Sr. Padre Fernando Vieira, mas tive a alegria de falar com homens do Gungo que trabalharam com o Sr. Padre na construção das obras das casas da Donga, e estivemos a ver junto ao local onde se estão a fazer os adobes, restos das construções das casas, e me disseram esta casa era a casa do professor
«fulano de tal».
Esses homens eram do centro da Undgila, falaram do Sr. Padre com grande saudade do homem que foi obrigado a abandonar a missão da Donga na ideia de voltar quando a situação o permitisse.
Ao Sr. Padre Fernando Viera, o meu muito obrigado, e o povo que o conheceu não o esquece, e também lhe está muito grato por tudo o que fez por eles.
Estamos juntos
Tio Serra

Anónimo disse...

Olaaaaaá manos Ondjoyetus:
Poisé a missão que hoje temos no Gungo é graças ao esforço de muitos que ja antes passaram por esses lugares levando o amor, alegria de Deus nos coraçoes, muito sacrificio e entrega, mas que se dão incansavelmente a este povo.
Obrigada padre.Vieira por iniciar a missão,P.Vítor por retomar com esse mesmo carinho e sacrificio esse trabalho nos seus priemros anos de missionario que eu fui testemunha ocular naqueles tempos e novamnete nestes anos de entrega deixando familia, patria comodidades etc, mas levando a fe e o amor de DEUS, seja ELE quem recompense a sua labor, P.David por dar continuidade a esse projecto e a cada um dos que ao longo de todos estes anos têm coolaborado com a missão estando lá ou cá, todo o empenho e sacrificios, e as esposas dos voluntarios, ja que sem o seu apoio eles nunca tivessem ido( e que penso que não foi nada fácil) Que tudo seja a beneficio dos nossos irmãos e para GLORIA de DEUS e seu REINO.
Calhanos anós seguri nesta OBRA de DEUS e sontinuar a testemunhar que vale a pena dar a vida por dEUS e os irmãos.
Um abraço de urso com muito carinho.
Vossa mana Ir.Nancy

Claudia Ferrira 7C disse...

O padre com a camisola castanha, desculpe ja nao me lembro o nome, acho que é o padre David, nao me lembro, esteve na minha escola:escola secundaria afonso lopes vieira(ESALV) gandara,a apresentar e a dizer o que e ser missionario !!
Gostei muito, ja na catequese uma senhora foi fazer o mesmo...e muito fixe ser missionario! :)