domingo, fevereiro 02, 2014

Visita de D. Luzízila Kiala ao Gungo

Olá, muito boa noite.
Neste momento a equipa está em Luanda. Viemos trazer o mano Carlos, que já viajou para Portugal, e estamos à espera do P. David, que chegará amanhã de manhã, se Deus quiser.
Mas entretanto, muitas coisas têm acontecido por cá e nem sempre o tempo tem chegado para partilhar tudo.
Um dos momentos mais importantes que vivemos nestes últimos dias foi a visita de D. Luzízila Kiala, Bispo do Sumbe, ao Gungo.
Tratou-se de uma visita rápida e feita num contexto de um primeiro olhar para a diocese para conhecer as várias paróquias e missões e ter um primeiro contato com as comunidades. Dentro deste programa calhou o Gungo ser a última comunidade a ser visitada.
Esta visita decorreu nos dias 27 e 28 de Janeiro.
Na subida houve uma paragem na sede da administração da comuna do Gungo, junto à aldeia do Uquende, para uma saudação e cumprimentos às autoridades governamentais e tradicionais.
A cerca de duas centenas de metros da sede da missão já estava um numeroso grupo de pessoas a dar as boas vindas ao Sr. Bispo com cânticos, palmas e danças. Este gesto de acolhimento fê-lo descer do jipe e caminhar essa distância acompanhado pelo povo.
Ao chegar à missão D. Luzízila foi encaminhado para o espaço preparado para a celebração da Eucaristia, ao ar livre, mas com uma lona grande a cobrir a zona onde ficaria o altar. Aí fez uma oração de ação de graças pelo encontro com a comunidade, escutou uma mensagem de boas vindas, sentou-se para beber um copo de água do acolhimento.
O tempo que restou até à hora do almoço serviu para algumas conversas informais e contato mais direto com a comunidade.
À tarde teve lugar a celebração da missa, com alguma solenidade; embora fosse um dia de semana, a presença do Bispo convidava a uma celebração festiva. Na homilia D. Kiala falou dos demónios que perturbam a vida das pessoas como o álcool, a violência, a descrença, a poligamia, entre outros pecados, e convidou as pessoas a serem de Deus, a viverem em comunhão com ele. Nesta missa tomaram posse os novos catequistas visitadores da Missão do Gungo, tendo sido feita uma oração de bênção sobre eles que também receberam a sua cruz das mãos do Sr. Bispo (é este grupo que está na última fotografia).
No fim da missa houve um pequeno encontro com os catequistas, tendo estes sido exortados a viver a sua missão com generosidade e dedicação.
Nos tempos livres que existiram o Sr. Bispo foi conversando informalmente com as pessoas, a equipa missionária, visitou as estruturas da missão e ficou a conhecer alguns dos projetos de futuro.
À noite o gerador foi desligado e à volta da grande fogueira reuniu-se toda a comunidade para a oração do terço. No fim o visitante foi-se deitar, mas o povo continuou animado mais um bom bocado continuando com as suas danças e cânticos porque a ocasião era mesmo de festa.
No dia seguinte foi celebrada a missa às 6:30 h. da madrugada. Esta foi a de despedida do mano Carlos. Um catequista leu uma mensagem de gratidão a que respondeu o Carlos com palavras que expressaram gratidão a Deus pela missão cumprida. Seguiram-se algumas fotografias e o mata-bicho.
Com a mesma alegria com que o recebeu, a comunidade se despediu do seu pastor agradecida pela visita, ficando a promessa de uma segunda vinda para a visita pastoral de 9 a 12 de Outubro. No regresso para o Sumbe D. Luzízila ainda teve a oportunidade de passar pela lavra e horta da missão para as conhecer.
Um abraço e até à próxima, se Deus quiser.
P’la Equipa Missionária

P . Vítor Mira

4 comentários:

Anónimo disse...

È na simplicidade onde se encontra DEUS! Dou graças a Deus por esta visita do Sr.Bispo e pela chagada entre nós ao mano Carlos.Foi com muita alegria que os recebeu um grupo de ondjoyetus no aeroporto e depois na reunião do grupo nesse memso dia.Todos sentimos alegria de ele estar entre nós novamente.Mano Carlos Benvindo a tua terra, aqui tambem aguarda por ti a missão.Um beijinho. Cumprimentos aos manos que estão cá, lá e em todo o mundo.Longe da vista mas perto do coração.Um graaaaande abraço missionário.

Tio Serra disse...

Visita de D. Luzízila Kiala ao Gungo.
Dou graças a Deus por esta visita pois o povo do Gungo pelas noticias que li vibrou de alegria, no Bispo que lhe levou palavras de Fé e Esperança, com grandes recomendações para uma verdadeira conversão e seguir o Mestre Jesus.
Obrigado Pe. Vítor pelas fotos que nos ajudam a partilhar o momento, e ver os principais catequistas do Gungo.
Um grande abraço a toda a equipa da linha da frente, mas também a todos amigos/as que acompanham a nossa missão.
Estamos juntos
Tio Serra

Inês Pereira disse...

Que alegria nestes rostos! É sempre muito bom receber a visita do nosxo Pastor!
Upangue uwa

Anónimo disse...


Boa noite, linha da frente!

Obrigada por todas estas preciosas informações, é muito importante para quem está em Portugal poder participar desta forma. Partilhar a informação, as preocupações, as alegrias, a oração...

Até breve

ana carreira