segunda-feira, abril 14, 2014

Duas semanas e meia

Olá, muito boa tarde.
Mais uma vez nos servimos deste meio para comunicar com todos vós, partilhando um pouco mais do que vai sendo a missão de todos nós.
Aqui no Sumbe hoje está um calor muito abafado e húmido. Não tem chovido muito, mas há uns dias, quando estávamos no Gungo, caiu uma boa chuvada que quase encheu as duas cisternas. Esta chuva não é só água, mas também quanzas porque assim evitamos de mandar vir o camião cisterna com o respetivo custo.
No Gungo, na parte montanhosa, tem chovido um bocado, não muito e de forma pouco generalizada. Em alguns campos as sementeiras lá vão germinando, noutros morrem de sede. Na Donga, graças a Deus, tem chovido um bocado e as nossas sementeiras vão sorrindo e prometendo algum fruto. Na zona mais plana a seca tem sido muito forte e muita gente vê o futuro com apreensão.

Como tínhamos dito, estivemos no Gungo quase três semanas seguidas. Os trabalhos correram bem, tanto os pastorais como os de melhoria das nossas condições de vida.
A correspondência dos centros ao dia de retiro ainda não é o que deseja, mas sentimos que gradualmente as pessoas vão despertando para a necessidade de aproveitarem as oportunidades de formação. Nestas semanas já atendi mais de 200 pessoas no sacramento da Reconciliação, o que certamente irá “descongestionar” a busca deste sacramento nos dias do Tríduo Pascal, permitindo assim fazer outras atividades.
Ao longo destes domingos os catecúmenos fizeram os três escrutínios e todos perseveraram, à exceção de um. São ao todo 24. Também nestes domingos da Quaresma fizeram a sua apresentação um total de 210 catecúmenos que estão a iniciar a sua caminhada. Daqui a algumas semanas serão admitidos oficialmente ao catecumenato e receberão os seus cartões.

Além das atividades pastorais, que têm sido reforçadas nos fins-de-semana, temos tido outras atividades. A Deolinda, por exemplo, não tem tido descanso a tirar fotocópias. Desde que as pessoas souberam que a missão dá também este apoio tem sido um corrupio de gente à procura deste serviço. Já lá vão várias resmas de papel… há muita gente a tratar de documentos para tirar bilhete de identidade e para outros fins como subsídios, compensações por serviços militares, entre outros. Assim evitam de ir ao Sumbe de propósito.
Na Donga, a casa do catequista, depois do acidente já narrado, também já tem telhado e agora está a ser rebocada por dentro. Atrás do salão fizemos um armazém em adobes para aumentar o espaço de guarda dos bens da missão e também já tem telhado. As duas casas e este armazém aumentam consideravelmente o espaço para dormidas nesta Páscoa.

Hoje por aqui nos ficamos. Partilhamos uma fotografia do dia de ontem em que celebrámos o Domingo de Ramos na Tuma, tendo participado várias centenas de pessoas.
Um abraço desta equipa e até à próxima.

P. Vítor Mira

5 comentários:

Anónimo disse...


Boa tarde, ondjoyetus da "linha da frente"!

Obrigada pelas noticias.
Desejo-vos boa Semana Santa e uma óptima Páscoa.

ana carreira

Elsa Neves disse...

É sempre muito bom receber notícias vossas. Twapandula!
Continuação de muita coragem para os constantes desafios da Missão!
Para o Povo do Gungo, Linha da Frente, Linha da Retaguarda e todos os amigos ondjoyetu, uma boa Semana Santa e uma Santa Páscoa!
Estamos juntos.

David Nogueira disse...

Obrigado pelas novidades. Desejo boa continuação. Que não vos falte a coragem.
Tchauê!

David Nogueira disse...

Obrigado pelas novidades. Desejo boa continuação. Que não vos falte a coragem.
Tchauê!

Anónimo disse...

Uma Santa Pascoa para todos os manos ondjoyetus os de cá os de lá e os de acolá, mas lembremso qeu primeiro teremso que pasar pela paixão para chegar a resurreição.Estamos juntos.
Um abraço muito apertado para cada um de Vós. Vossa mana Ir.nancy