sexta-feira, julho 10, 2015

Visita aos Centros

Bom dia amigos e amigas. Votos de bem-estar.
Por aqui estamos bem, em pleno tempo de Cacimbo, com alguns a queixarem-se do frio e outros a darem graças a Deus pelo frescura que ajuda a descansar do habitual calor húmido.
Esta semana fomos a Luanda entregar os documentos para o pedido de visto do nosso avô Filipe. Para ele a experiência foi um jorro de emoções: o coração ficou por lá nos sítios por onde passou e até quase arreou quando entrou pela primeira vez num elevador e aquilo tremeu e fez “bô, bô, bô”. Mas correu tudo bem e logo que haja oportunidade iremos a Luanda e esperamos já poder levantar o passaporte com o visto.

Esta semana ainda deu para ir de novo à Conda buscar água, operação liderada pelo Diamantino. Por falar nele, acaba de enviar cumprimentos para todos e diz que faz hoje 100 dias que chegou a Angola. Estão bem contados… J

Agora estamos quase de partida para o Gungo, mais concretamente para a Donga.

No domingo teremos a festa em honra de S. José (que transferimos da Quaresma para agora) a que associamos a “festa das colheitas” para agradecer a Deus o ano agrícola, o melhor dos últimos três anos. Também nesse dia cerca de 60 crianças e adolescentes irão fazer a sua Primeira Comunhão.

Depois continuaremos pela Donga até sexta-feira com atividades pastorais e mais alguns trabalhos de melhorias da missão. Deste dia partiremos para o distante centro da Ondjila, num dos extremos do espaço da comuna do Gungo, com 46 km. de picada que há 40 anos não é reparada. Aí ficaremos cinco dias para uma visita mais demorada à comunidade e podermos assim encontrar-nos com os vários grupos; a última visita já foi em Setembro do ano passado.
Estas visitas são importantes para manter a ligação entre as comunidades locais e a sede da missão com o esforço de caminhada de conjunto. É oportunidade para acompanharmos mais de perto os grupos e pequenas comunidades locais. Também aproveitamos para dar alguma formação e encontrar solução para situações como a de pessoas que foram batizadas e não têm registo de batismo nem nenhum outro documento. Estas visitas também são a alegria dos mais idosos que assim podem confessar-se participar na missão. Muitos deles são “filhos” da passagem dos primeiros missionários pelo Gungo e já não se podem deslocar.

Da Ondjila rumaremos para o centro de Cambinda, já no caminho de regresso à Donga. Serão mais cinco dias de contato e partilha com as pessoas deste centro.

Na última semana do mês estaremos de novo na Donga e na passagem para o mês que vem faremos visita ao centro do Culembe com os mesmos objetivos das visitas anteriores.
No início de Agosto viremos ao Sumbe para participar na celebração dos 40 anos da criação da diocese e tratar de outros assuntos.

Depois voltaremos ao Gungo para as visitas aos centros aproveitando o tempo seco e a maior disponibilidade das pessoas: no tempo seco e mais fresco a atividade agrícola fica praticamente parada.
Ficam algumas fotografias tiradas nas últimas visitas aos referidos centros.

Com estas informações nos despedimos desejando a todos um bom mês de Julho e ótimas férias para quem as tiver.
Ao grupo que vai para o Alentejo desejamos bom envio e bons preparativos finais.

Um abraço de todos nós.
Estamos juntos.
P. Vítor Mira

2 comentários:

Tio Serra disse...

Louvado seja Deus. Obrigado linha da frente. Obrigado Pe. Vítor.
Quero felicitar os vossos trabalhos na missão, e dar graças a Deus por todos os que com eles colaboram. Obrigado pela exposição fotográfica.
Diamantino, és um sortudo já estás aí à 100 dias eu tive a graça de estar só 88, votos que te encontres bem para continuar a missão de Deus.
Os meus cumprimentos para o povo, e para a linha da frente.
Um abraço missionário
Estamos juntos.
Tio Serra

Rita disse...

Uma boa continuação de Missão para todos os missionários,
de modo especial para o Sr. Diamantino que fez 100 dias!

os meus cumprimentos e toda a minha família!
Coragem e ânimo para todos vós!