segunda-feira, dezembro 21, 2015

Assembleia Diocesana e Ano da Misericórdia

Olá, muito boa tarde.
De novo aqui nos encontramos para partilharmos mais um pouco da vida da nossa missão.
Este mês de Dezembro, que ainda decorre, foi marcado por dois momentos importantes na vida desta diocese do Sumbe.
Convém informar que aqui o ano pastoral tem um ciclo diferente de Portugal.
Aqui as “férias grandes” têm lugar nos meses de Dezembro e Janeiro e este ritmo influencia a vida da Igreja. Assim, considera-se que o ano pastoral começa em Fevereiro.
Até há pouco tempo era em Janeiro que tinha lugar a Assembleia Diocesana de avaliação do ano pastoral que terminara e programação do novo ano. Ultimamente esta assembleia tem decorrido no mês de Dezembro, este ano de 9 a 13.
Todas as paróquias e missões de fazem representar com os seus párocos e/ou vigários, irmãs e catequistas. Cada paróquia e missão resume perante a assembleia os aspetos mais importantes do ano que termina, o mesmo acontecendo com os vários serviços e movimentos diocesanos.
Depois são definidas as prioridades e linhas de ação para o novo ano.
Nesta assembleia a diocese de Leiria esteve presente com dois representantes: a irmã Olinda Oliveira, natural do cercal, que pertence às irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima e trabalha em Cassongue, e eu. Estamos na foto.
O ano que vai começar está marcado pelo Jubileu dos 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola, que culminará com um congresso eucarístico nacional no próximo mês de Agosto, e pelo Ano da Misericórdia, em sintonia com a Igreja Universal.
Os trabalhos da assembleia terminaram no fim da manhã de sábado.
No domingo, dia 13, como em muitas outras dioceses, fez-se a abertura oficial do Ano da Misericórdia com a abertura da Porta Santa da Catedral.
Na noite anterior choveu muito e por isso a participação nesta celebração dos fiéis foi menor do que é habitual nestes dias. A cidade do Sumbe estava muito encharcada e quem vive nos bairros periféricos da cidade nem conseguiu sair de casa porque todos essas áreas são de terra barrenta que com a chuva se transforma em lama.
Apesar disso, a catedral esteve cheia e a celebração foi viva e intensa.
Por agora é tudo. Despeço-me com um abraço até uma próxima oportunidade.


P. Vítor Mira

1 comentário:

Tio Serra disse...

Boa noite estou aborrecido perdi o comentário, que tanto trabalho me deu.
O meu obrigado ao Pe. Victor pelas noticias e fotos´, já é tarde tenho que ir descansar.
Feliz e Santo Natal para toda a linha da frente, e um prospero Ano Novo 2016.
Um Ano Novo cheio de coisas boas.
Estamos juntos.
Tio Serra.