Saudações missionárias!
No passado sábado, na paróquia de Santa Catarina - Caldas da Rainha, a nossa missionária Susana Querido assumiu o seu compromisso de missão em Angola, cheia de coragem e alegria, pronta a iniciar a etapa missionária que a espera. O rito de envio decorreu diante de uma numerosa assembleia e foi integrado numa emotiva missa presidida pelo nosso Pe. Joaquim Domingos Luís, director do serviço de Animação Missionária da Diocese de Leiria-Fátima, e concelebrada pelo pároco local, Pe. Mário Campos.
Foram duas as dioceses a celebrar o envio de mais uma trabalhadora para a messe: a de Lisboa, à qual pertence a paróquia da Susana, e a de Leiria-Fátima, à qual pertence o Grupo Missionário Ondjoyetu. Não há fronteiras: somos uma só Igreja, uma só Fé, com um só Pastor a guiar-nos.
E, porque ir em Missão é levar a Boa Nova "Deus ama-te" a toda a criatura, o Evangelho desta celebração eucarística foi lido pela nossa missionária. Cada palavra, cada Bem-Aventurança chegou a cada um de nós impregnada da Fé que move a Susana. Seguiu-se a homilia, partilhada pelos dois concelebrantes, e embelezada (ainda mais) pelo cântico que o Pe. Mário interpretou à viola e dedicou à sua paroquiana. O rito da bênção e imposição da Cruz foi o ponto alto do envio missionário. Por fim, rezando uma Avé Maria, consagrámos a nossa missionária e a sua missão a Nossa Senhora, Nossa Mãe.
O grupo coral da paróquia animou de forma singela e brilhante a celebração. Na verdade, toda a comunidade esteve unida na manifestação do seu apoio a uma filha da terra, contribuindo para uma noite muito especial, quer na missa de envio, quer no jantar solidário que se lhe seguiu e cuja receita, de 2.203,45€, foi oferecida na sua totalidade ao Grupo Ondjoyetu, para a continuação do desenvolvimento de projectos no Gungo.
Deixamos aqui uma palavra de grande gratidão a todos os que no jantar solidário desta sábado colaboraram com dádivas, trabalho, oração ou de qualquer outra forma. TWAPANDULA TCHIWA! MUITO OBRIGADO! E um obrigado muito especial à nossa Susana, que envolveu toda a comunidade, entregando-se a esta iniciativa missionária por inteiro, como lhe é característico: no próprio dia foi incansável na preparação e decoração da igreja e da sala do convívio, no acolhimento e na distribuição de sorrisos; nas semanas anteriores, deu testemunho missionário e mobilizou de diversas formas os seus conterrâneos, tendo mesmo num só domingo participado em três missas de três lugares diferentes para anunciar esta festa missionária. :) "A alma que anda no amor não cansa nem se cansa." São João da Cruz
Como já é do vosso conhecimento, em 2004 a Susana fez parte do projecto ASA - Acção Solidária com Angola, que decorreu de 2000 a 2006 e se concretizou na geminação das dioceses de Leiria-Fátima e Sumbe. Desse ano, recuperamos um testemunho da nossa missionária, o qual abre, precisamente, nem mais nem menos que o primeiro Jornal Ondjoyetu, lançado em outubro de 2004.
Bem… Parece que estou a acordar de um sonho que durou dois meses. Sonho este que se tornou realidade, sonho de cumprir uma missão, sonho de poder servir os outros, sem esperar nada em troca, sonho de poder ajudar a melhorar a vida do próximo que tão longe está, mas tão perto ficou no meu coração. Durante o mês de Agosto estivemos no Gungo, “no meio das montanhas, onde o povo está esquecido, onde não existe nada”, palavras estas pronunciadas pelo povo que lá habita. O que eles não sabem é que é nessas montanhas que vive o povo mais acolhedor… mais humilde… o mais puro. Também não sabem que é o povo que nós nunca vamos esquecer e pelo qual rezamos para que um dia possamos voltar a estar juntos. Também não sabem que é lá que existe o verdadeiro conceito das palavras partilha, amizade, alegria e fé. Estas semanas foram muito marcantes nas nossas vidas. O Paulo esteve a dar formação aos promotores de saúde. A Vânia esteve a dar formação na área da promoção feminina e a trabalhar com as crianças. A Rute e eu estivemos a dar formação aos professores e a trabalhar com as crianças. O P. Vítor esteve a dar um curso aos catequistas. Cada um de nós deu o melhor que podia, sem esperar nada em troca, mas na realidade recebemos e aprendemos mais do que aquilo que oferecemos e ensinámos. Vivemos um tempo verdadeiramente diferente; não tivemos luz, água potável, cama, enfim, não tivemos nada daquilo a que estávamos habituados… Mas que importa isso… se estivemos com um povo que deixou de viver o seu dia-a-dia para estar connosco, nos acolheu de braços abertos e nos ensinou o verdadeiro sentido de viver e aproveitar as coisas mínimas da vida, a olhar para o nosso mundo com outros olhos e a fazer-nos sentir tão diferentes?
Parabéns, Susana, por tudo! Parabéns por teres dito SIM ao chamamento de Deus, parabéns à tua família e comunidade paroquial, e a todos os que se sentem enviados contigo. A família Ondjoyetu e as dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa e Sumbe dão graças ao Senhor pela tua disponibilidade e generosidade. "O que te fez também sabe o que quer fazer contigo." Santo Agostinho
Unamo-nos em oração pela nossa missionária, que rumará a Angola no dia 7 de fevereiro para uma missão de 6 meses.
Tukasi kumosi. Estamos juntos.
O Grupo Missionário Ondjoyetu
Sem comentários:
Enviar um comentário