quarta-feira, março 08, 2017

O fim de semana dos catecúmenos

Durante os dias 4 e 7 de março a equipa missionária subiu ao Gungo já com o Cavalinho Branco a pular pela picada fora. Já de noite, à chegada da equipa na Donga, encontrava-se um grande número de pessoas que entoavam cânticos e danças de louvor pela nossa presença.
 A Donga, neste fim de semana, esteve bem habitada, pois esteve um grupo de 100 catecúmenos (entre os 12 e 70 anos) em reunião de preparação para o batismo, desde quinta-feira. Entre os catecúmenos estavam presentes os futuros padrinhos e alguns familiares. A celebração eucarística presidida pelo pe. David Nogueira foi algo muito esperado por estes, pois foi realizada a eleição dos catecúmenos que se apresentaram este ano, a confirmação dos eleitos no ano passado e o Primeiro escrutínio. Os padrinhos assumiram o seu compromisso de acompanharem na educação da fé.
Outro momento alto foi atendimento às consultas e de medicamentos, face às carências na área da saúde que se fazem sentir na comuna do Gungo. A mana Susana esteve a dar apoio à mana Teresa neste atendimento. Esta área no início é sempre algo surpresa, ora face aos diversos tipos de doenças, ora face às diferenças culturais a nível de cor e língua. Nem sempre é fácil à mana Susana medir a temperatura das crianças… pois a diferença de cor da pele é motivo de pânico para algumas crianças, que crescem com os Tabus entre as culturas. Mas, com paciência e com a força de Deus, encontra-se a melhor forma de superar estas dificuldades.
Durante o fim de semana realizou-se a reunião mensal do Conselho Permanente, onde se avaliaram os trabalhos já desenvolvidos e onde se planificaram as futuras atividades, principalmente as da semana pascal.
Nestes dias, graças à chegada do contentor, foi possível trocar as baterias que dão energia a toda a missão Donga, uma vez que as antigas já se encontravam um pouco “cansadas”. Assim, o nosso “farol” continua a iluminar a escuridão da noite e, com toda a acção missionária, iluminam-se também os corações com o sinal da presença de Deus.


A linha da frente

1 comentário:

Tio Serra disse...

Olá linha da frente, votos que se encontre de saúde e com força para mais uma grande viagem a Luanda que será por uma boa causa acolher as ilustres visitas da área da saúde na qual o povo está tão carenciado.
As noticias são muito boas, contentor descarregado, Cavalinho branco a pular a luz na Donga com mais segurança, e a Palavra de Deus Proclamada a todo o povo.
Que as bênçãos de Deus desçam sobre vós e sejam iluminados pelo Divino Espírito Santo.
Um grande abraço Missionário para a linha da frente.
Estamos juntos.
Tio Serra.