domingo, outubro 01, 2017

Missa de envio missionário

Ocorreu na igreja da Gândara dos Olivais no passado dia 30 de setembro a celebração da missa de envio de João Antunes conforme vinha sendo divulgado das várias formas possíveis.

Sem que a igreja tenha esgotado a sua capacidade, foi contudo um espaço composto onde estiveram, segundo algumas estimativas, cerca de 120 pessoas.

Foi celebrante o Padre Joaquim Domingos Luis, Missionário do Verbo Divino e responsável pela animação missionária na Diocese de Leiria-Fátima. Concelebrou o Padre Rui Acácio, atual pároco dos Marrazes.

Os cânticos foram animados pelo Grupo Missionário Ondjoyetu e pelo grupo de pessoas que é habitual animar as celebrações eucarísticas na comunidade da Gândara dos Olivais.

Toda a assembleia participou ativamente na Eucaristia onde João Antunes respondeu à chamada dizendo "Presente" e também recebeu uma bênção especial com a força do Espírito Santo e o amor de Deus para que com confiança e entusiasmo desse Dele testemunho junto dos irmãos mais necessitados.

Na homília proferida pelo Padre Joaquim foi referido que este voluntário seria mais um rosto missionário da Diocese e que iria para a missão em nome de cada um dos presentes como sinal de união e de comunhão exortando o João e todos os presentes a sentirem-se igualmente missionários, seja em casa, na escola, no trabalho, ou seja, em cada momento da sua vida. Como diz o Papa Francisco, e o salientou o Padre Joaquim, "A Igreja deve estar sempre de saída".

À assembleia dos fiéis, João Antunes apresentou o que será o seu lema para a missão: "Fazer o que for preciso, onde for preciso, e o que não poder fazer, Deus pode. Ele sempre me virá socorrer".

De seguida passou um pequeno vídeo onde pretendeu deixar uma pequena imagem das dificuldades que os missionários enfrentam na Missão. Referiu ainda que no dia 8, dia da Igreja Diocesana, o Sr. Bispo, D. António Marto, irá enviá-lo em nome da Diocese e impor-lhe-á a Cruz Missionária.

Resta agradecer de todo o coração o acolhimento da comunidade da Gândara dos Olivais, da Paróquia dos Marrazes, e de tantos amigos e conhecidos, bem como a abertura manifestada pelo Pároco e pela equipa missionária que muito contribuíram para que a cerimónia tivesse corrido bastante bem e alcançado o que dela se esperava.

João Antunes irá partir em 18 de outubro para a Diocese do Sumbe, em Angola, onde irá colaborar e desenvolver a sua atividade nas montanhas do Gungo. Ali permanecerá pelo período de seis meses.

Terminando, deixa para a nossa meditação e para que seja rezada pelo sucesso da missão que João Antunes abraçou uma singela oração, cujo autor desconhece.

Senhor, nosso Pai, nós vos agradecemos porque nos chamastes a viver este amor. Estamos felizes por sermos Vossos filhos e integrarmos o Vosso Povo.

Senhor Jesus Cristo, nós Vos agradecemos por Nos terdes enviado em missão como Vossas testemunhas até aos confins da Terra.

Deus Espírito Santo, nós Vos agradecemos, presença amorosa de Deus que une pessoas e povos e nos envia a evangelizar.   

Derramai sobre nós os Vossos dotes e guardai-nos até ao fim.

Maria, Mãe, Senhora nossa, pedimos a Vossa bênção e intercessão. Estrela da Evangelização, ensinai-nos a levar Jesus a todas as pessoas.  








Sem comentários: