quarta-feira, janeiro 03, 2018

Um caloroso Natal a 30 graus!!!

Olá família Ondjoyetu sabemos o quão estão ansiosos por novidades da vossa linha da frente. Estes dias foram especiais e marcaram para sempre os nossos corações, este foi um natal, de longe, diferente do nosso conceito habitual, não vimos o Pimentinha, nem os reclames da “popota”, o anúncio do azeite galo não cantou e nem o rasto do trenó do pai Natal ficou marcado no Gungo, coitado, também não tem chaminés por onde descer!     
         
Ficámos marcados pela genuinidade da data e pela forma autêntica como se celebra o nascimento do Salvador, a Donga encheu-se com as gargalhadas das crianças e as vozes dos papás e das mamãs que celebraram este dia connosco. A capela da Donga desempenhou mais uma vez a sua função hoteleira, tendo estado sobrelotada! As celebrações realizaram-se a céu aberto, o que também foi novidade para nós, o frio não se fez sentir, até pelo contrário, e que sensação única poder passar a missa do galo debaixo de um teto de estrelas resplandecentes. A noite de 24 foi animada pela dança ao som de tambores, que bem demonstrou a alegria das pessoas ali presentes.

                
     Os dias passaram rápido entre a azáfama das consultas, um encontro com os jovens e os afazeres que a data exige, nem houve tempo para muitas brincadeiras com as crianças, mas estas permaneceram sempre bem alegres, sem o stress de saber que prenda estaria no seu chinelo havaiana dia 25, felizes só por se terem uns aos outros para brincar. O dia 25 ficou marcado também pela celebração de 57 primeiras comunhões, o que tornou a data ainda mais significativa para aqueles que esperavam ansiosamente este momento.


Regressámos ao Sumbe dia 26 para festejar o aniversário do padre David, a surpresa foi bem preparada, ele quase que não desconfiou de nada até começar a receber os convidados da sua própria festa. Comemorámos os seus 42 anos juntamente com a comunidade das irmãs Guadalupanas e outros bons amigos da nossa missão. Para terminar as celebrações natalícias, no dia 27, marcámos presença o Natal Missionário, este ano realizado na Conda, na fazenda do Rio Uiri, uma espécie de quinta pedagógica, que nos permitiu um bom e fraterno convívio entre os vários missionários da diocese do Sumbe. Aproveitámos também esse dia para nos reabastecermos de água potável de modo a fazer render a deslocação ao máximo.

O último dia do ano foi passado junto da comunidade do Eval Guerra(Gungo) onde, de manhã, celebrámos a missa da sagrada família e, na parte da tarde, se realizou um encontro com as famílias daquela comunidade e arredores e se brincou com as crianças, á noite, já bem cansados, passámos o ano em família na nossa casa do Sumbe ao som dos gravadores e batucadas da vizinhança, alguns, que só pararam de tocar dois dias depois!

Esperamos que tenham passado um natal abençoado, cheios da graça do Menino Jesus e fazemos votos de um excelente 2018 para todos vós!
Abreijos!

Linha da frente



1 comentário:

Tio Serra disse...

Obrigado linha da frente por me fazerem reviver um Natal com 30 graus, na humildade do povo do Gungo,
Obrigado pela descrição de cada momento que é muito importante para quem está longe geograficamente mas próximo no coração.
Um grande abraço Missionário
Estamos juntos.
Tio Serra.