segunda-feira, março 26, 2018

Saúde em Português a falar umbundo


     No passado dia 10 de Fevereiro saímos da calorosa cidade do Sumbe, para a nossa maior temporada nas montanhas, fugimos do calor da cidade mas chegámos bem perto do calor do coração das pessoas, desta vez iniciámos a temporada no Uquende, celebrámos a Eucaristia e aproveitámos a estadia para conhecer a pedra Gonga e a sua velha capela, construída no tempo colonial, podendo assim desfrutar das suas maravilhosas paisagens. No dia seguinte, cavalgámos o resto da picada até à Donga onde retomámos os nossos trabalhos.
     O dia 20 foi dia de grande alegria, iniciámos a descida à aldeia do Sapato, (aldeia até onde a picada é mais ou menos transitável!) para ir ao encontro da mana Inês Figueiredo e dos seus companheiros do projecto “Saúde em Português” a mana Joana e o mano Vítor. Estes manos vieram a Angola pelo período de um mês e passaram 7 dias connosco, vieram por uma nobre e admirável razão, pois é, a mana Inês Figueiredo já não é uma cara estranha aqui no Gungo, conhecida por aqui como “Inês Cambuta” ou seja, Inês pequena,esta mana só é mesmo pequena de tamanho,pois,já integrou a nossa missão duas vezes, a primeira através do projecto “Move-te mais” durante um período de dois meses, a segunda vez, já rendida, ficou por um período de seis. Desta vez, passados 5 anos, não veio para ficar muito tempo, mas veio com um objectivo muito maior, implementar uma unidade de saúde neo-natal aqui no Gungo que ficará situada na aldeia do Uquende, o maior centro populacional da missão.

    Assim, conjuntamente com os seus colegas do projecto saúde em português vieram em nome do projecto, para saberem se tinham aprovação das autoridades aos vários níveis para concretizar este projecto e para estabelecer e reforçar parcerias. Contaram com muitos sins! E assim sendo, em breve veremos este audacioso projecto dar os seus primeiros passos. E que bom que será para as mamãs e para os nossos nenés camungungos!

       A sua estadia connosco foi curta, mas serviu para dar inúmeras consultas e para nos alegrarem com a sua boa disposição e companheirismo, a mana Inês chorou aquilo que tem faltado chover, o mano Vítor e a mana Joana ficaram deslumbrados com o nosso povo, com os sorrisos das crianças e também com a picada, claro!Os dias foram bem aproveitados entre a casa do Uquende e a Donga, ainda houve oportunidade de fazer visita ao bairro Eval-Dungo, que nos obrigou a deixar o cavalinho a “pastar” a meio do caminho e nos convidou a fazer uma belíssima caminhada de 1.30h. Deu também para realizar uma visita ao bairro do Calipe onde os médicos passaram uma noite. Deixamos agora o apelo a esta equipa para deixarem aqui o seu testemunho e partilharem um pouco mais sobre esta Unidade de Saúde. Desejamos as maiores bênçãos a todos os membros do Projecto “Saúde em Português” e à vossa nobre iniciativa. 


Abraço a todos! 
Linha da frente 

Sem comentários: