sábado, junho 20, 2020

Confinados, mas activos!


Subimos ao nosso Gungo no passado dia 30 de Maio e, pelo caminho, fomos distribuindo doces e balões antecipando o Dia da criança (1 de Junho) que este ano não podemos comemorar com uma festa de arromba como no ano passado, mas fizemos questão de o marcar de alguma maneira. Como a picada é extensa e a média das nossas viagens para 137km é de 9h, já estava a ficar escuro e esta tarefa terminou na viagem de regresso ao Sumbe no dia 16 Junho. É tão bom ver os seus sorrisos e os pulos de alegria, sentir a felicidade destes pequenos que vão ser o nosso amanhã… Que estes sentimentos encham também os vossos corações, muitas destas prendinhas vêm da vossa generosidade. Aproveitamos para reiterar o nosso agradecimento por todos os apoios, por estarem perto e viverem a Missão connosco. Sim, todos os apoios! Não só os materiais, mas também os telefonemas, as mensagens, as lembranças nas datas comemorativas… Tal como crescem os filhos, também este projeto missionário se desenvolve e são sempre precisas mãos amigas para o cuidar e proteger.
Finalmente chegou à Donga o atrelado! Este atrelado era uma rolote que foi transformada para vir servir a Missão. Veio de Portugal num barco até Luanda, depois de camião até ao Sumbe e de Unimog até à missão. E já trabalhou! Com a nossa gingubinha (amendoim) da lavra.
Estes tempos têm sido duros, é preciso cavar a terra que está bem rija para assim desenterrarmos a ginguba. Depois fica a secar, ripamos da planta, fica mais um tempo ao sol e é ensacada e armazenada à espera de ser malhada e escolhida para se vender. A vida do campo não é fácil e, no entanto, é um dos bens mais importantes que temos, o que garante a nossa vida. Deveríamos ter o Dia do Agricultor! Ou será que já temos?
Já terminámos a renovação do nosso galinheiro, ficou bem bonito com uma porta nova. As nossas galinhas gostaram, em duas semanas já temos 4 ninhos reservados.
A nova serralharia também está a avançar com a betonagem dos pilares e até já tem um pórtico da estrutura metálica de pé.
Trouxemos os nossos gatinhos do Sumbe para dar, já estão todos nas novas casinhas deles a caçar ratinhos e lagartixas.
Nos entretantos o nosso forno solar não pára e assim poupamos no gás e carvão para degustar deliciosos manjares.
Temos feito mais máscaras e ensinado a quem quer aprender a fazer a sua própria máscara. Quem sabe se será um novo futuro para alguém, uma maneira de se emancipar e empreender.
Continuam a chegar até nós vários casos de paludismo, ferimentos causados por acidentes de mota ou de trabalho, casos de tensão alta, enfim uma panóplia de situações que vamos tentando ajudar e dar solução.
Tudo complica com o COVID-19, mas vamos dando o nosso melhor e precavendo-nos sempre com os cuidados a ter.
Continuamos a realizar as nossas celebrações familiares ao domingo respeitando as normas e trazendo conforto para todos os corações.
Sábado, dia 13, concretizou-se o Concelho Permanente, onde se reúnem catequistas visitadores vindos dos 11 Centros que constituem a Missão. A tarefa deles é trazer as preocupações e novidades dos centros que acompanham, incluindo cada bairro, e ,ao mesmo tempo, difundir mensagens e orientações instruindo as pessoas para uma vida melhor. São o elo de ligação de uma área de 2100km2 de difíceis acessos e comunicações; os grandes apoios para o bom funcionamento da Missão.
Nesse dia fizemos um jantarinho "em conjunto" (com as devidas distâncias) e vimos o filme "Francisco, o Padre Jorge". Um filme que retrata a vida do nosso Santo Padre, o percurso dele como seminarista e os problemas e dificuldades com que se deparou no seu país e antes da sua nomeação.
Agora vamos ficar uns diazinhos no Sumbe, depois as manas Sílvia Antunes e Ção Julião regressaram a Portugal e, após a quarentena, voltaremos ao nosso Gungo.
Adeus até ao nosso regresso e continuação de boa missão a todos.

A Equipa Missionária










4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo excelente trabalho Estamos juntos

Unknown disse...

Parabéns!

Tio Serra disse...

Obrigado Linha da Frente pelo vosso trabalho que pelo que nos mostram as imagens tem sido um trabalho duro, mas bem planeado, que o Senhor da Messe dinamize novos trabalhadores para a Sua ceara.
Dou graças a Deus para que o vírus COVID 19 não chegue por essas Montanhas do Gungo.
Parabéns pelo vosso trabalho, que a pouco e pouco vai chegando ao destino como aconteceu com o atrelado que já está a transportar a guinguba.


Estamos juntos.
Um grande abraço Missionário.
Tio Serra

Ção Julião disse...

💖