quarta-feira, junho 17, 2020

Olhá noticia fresquinha…


Olá Portugalito, há muito que não vos falamos, mas aqui o tempo passa mais rápido que o “expresso que parou na Piedade, pão de trigo e linguiça p’ra merenda, sempre dá para matar a saudade”…
Como sabem, no dia 14 de Abril, deixámos o nosso mano Ventura no aeroporto e sabemos que ele já está bem junto da sua família. Depois, ao regressar ao Sumbe, cumprimos a nossa quarentena, tal como manda o protocolo do COVID-19.
Neste tempo fomos até á Conda reabastecer a nossa dispensa de água, fizemos máscaras para nós e para os nossos trabalhadores, a mana Ção fez uns lencinhos para a cabeça (os “piratinhas”), os rapazes trataram da manutenção do cavalinho e do elefante, fizemos as “limpezas da Páscoa” (depois de ter passado a Páscoa, mas valem na mesma), aplicámos um produto para os bichinhos que queriam comer as nossas estantes do cartório/biblioteca e cuidámos da nossa hortinha do Sumbe que é pequenina, mas tem salsa e couve e feijão e rama de batata-doce e mufulé (folhas de abóbora) e muitas coisinhas boas e caseiras.
Preparámos tudo e fomos para o nosso Gungo encantador. Avançámos com o trabalho de recuperação do galinheiro, terminou-se a casota para proteger as torneiras da cisterna, impermeabilizámos o muro de suporte de terras da futura casa de apoio aos catequistas e apoiámos nos trabalhos das hortas e lavras. Plantámos mais uma árvore para compor o ramalhete, uma moringa, se não conhecem pesquizem, é muito boa, rica em vitaminas, por exemplo as folhas podem-se comer em sopas e saladas ou fazer-se chá…Da próxima iremos plantar 2 nogueiras que germinámos com o mano Ventura.
Desta vez a temporada na Donga foi de 2 semanas, então as manas foram até ao rio “banhar” e lavar roupa. Fez-se também trabalho de cartório e atendemos os casos urgentes para consultas. Continuam a chegar até nós vários casos de paludismo que, mesmo estando cientes do risco que corremos por via do Corona Vírus, apesar de todas as precauções (uso de máscaras, desinfecção dos espaços, lavagem das mãos com água corrente e sabão), não podemos deixar de atender estas pessoas. Infelizmente obtivemos a notícia de que um bebé que atendemos não resistiu e acabou por falecer no caminho de regresso a casa. Pálpebras, lábios, língua e palma das mãos extremamente brancas, sinais evidentes de anemia, também um dos sintomas do paludismo. Fizemos o teste e, estava positivo! Dêmos-lhe o tratamento, mas num caso tão avançado e tratando-se de um bebé de 9 meses e onde não há 1 médico, nem aparelhos, nem um hospital que o pudesse assistir e socorrer… Que o Pai do Céu embale este bebé, o Pedro Segundo, no seu colinho. Paz à sua alma!
Concretizámos também o nosso Concelho Permanente, onde debatemos acerca dos procedimentos que devem ser adoptados nos bairros, falamos e instruímos acerca das medidas de prevenção e tomámos decisões para o futuro da nossa Missão nos próximos tempos.
Nos Domingos temos feito as nossas celebrações só para as pessoas cá de casa. É estranho, mas necessário, e nas nossas orações sempre todos estão presentes. Rezem também por nós! Para que tenhamos Ecolelo linene (muita coragem).
De volta ao Sumbe ainda parámos na picada com a nossa marreta, juntaram-se a nós uns quantos motoqueiros que iam parando e todos juntos destruímos uma pedra gigante que sempre gostava de aborrecer no nosso Cavalinho Branco (Land Cruiser).
Estamos 4 diazinhos no Sumbe para abastecer e voltamos sábado para o Gungo para passar mais duas semanitas.
Relatos desde o início de Abril  a 30 de Maio de 2020.

Até à próxima cumprimentos à distância para todos.


1 comentário:

Ção Julião disse...

Missão forever 🙏🏾
Graças a Deus 🙏🏾