sábado, junho 04, 2022

Subir ao Gungo...


Dia 24 de maio foi finalmente dia de subir ao Gungo, com paragem no bairro Eval Guerra, para tirar uma fotografia junto à placa que indica a direcção da Missão e que marca o fim da estrada alcatroada e o início da picada.

Até aqui, a viagem foi tranquila, adoçada pelas músicas que se alternam no rádio do cavalinho e que os vários missionários têm juntado às escolhas do Padre David, sempre que chegam.

 O início da picada foi uma boa surpresa para quem, como eu, vinha com as expectativas muito baixas em relação às suas condições. Ainda assim, foram quatro horas e meia de caminho por entre vegetação densa e verde e o caminho cheio de obstáculos, que com muita experiência e agilidade o Padre David conseguia transpor.


 A meio do caminho parámos no Uquende para ver a construção da nova igreja que está quase acabada e que tem a inauguração prevista para outubro deste ano.

A igreja, assim como outras construções que se estão a desenvolver na missão são realizadas em BTC, bloco de terra comprimida, num processo verdadeiramente sustentável. A terra que é recolhida a metros das construções, o mão-de-obra local e todo o processo construtivo que não consome energia além daquela gasta pelo motor que é usado na máquina desenvolvida de propósito para este fim.


Vista a igreja e depois de algum contacto com a realidade da aldeia voltámos a subir o Gungo a caminho da Donga onde se encontram as estruturas da Missão.

 Os dias na Donga são pequenos para tanto trabalho que há a fazer...e não chegam as mãos nem a vontade para as necessidades, mas a verdade é que isso não nos pode desanimar e, pelo contrário, dá-nos alento para fazermos o que for preciso para avançar sempre um pouco mais.

 

Assim, entre consultas, acompanhamento da obra da casa de apoio aos catequistas, reuniões de trabalho e conversas sobre o projecto da missão, passámos a maior parte da semana, pontuada pela minha visita a Cabinda onde participei nas aulas dos meninos da aldeia, pelo Conselho Permanente que aconteceu no sábado, dia 28 de maio, onde nos reunimos com os catequistas e foram partilhados problemas e preocupações da comunidade e pela celebração do Domingo da Ascensão do Senhor.

 Agora, depois de alguns dias no Sumbe, na sede da missão, preparamos o regresso ao Gungo para mais alguns dias de trabalho e contacto com a comunidade. Para mais incríveis nasceres-do-sol, pores-do-sol e tantos momentos de afecto e partilha.

Até já!!

 

Pela Equipa Missionária

Cristina Mão-de-ferro

Sem comentários: