terça-feira, junho 14, 2022

Até já, Donga!

 

            

            Rumo à Donga, no passado dia 4 de junho, pernoitámos no Uquende, onde fomos recebidos em grande euforia, apesar da hora e de ser já noite escura. Uma alegria para quem recebe os missionários, mas principalmente uma grande emoção para quem se sente sempre tão bem recebido e acarinhado pela comunidade.

            Além do mais, desta vez tivemos a presença de um bom amigo da missão, o Vítor Moniz, mentor do Volta a África e membro do grupo “Os Manda-chuva da Donga”, que nos acompanhou na subida à Donga.

            O domingo ficou marcado pela celebração da eucaristia na capela que, apesar de pequena para todos os que quiseram marcar presença, consegue sempre ser um imenso lugar de partilha, amizade e emoção.

            Depois de almoço, rumámos à Donga, ansiosos por iniciar mais uma semana de trabalhos que foi, para mim, intensa e cheia de sentimentos contraditórios...

            Por um lado, tentar deixar o máximo de trabalho orientado, desenhar com o Padre David pormenores construtivos para se terminar a estrutura para a cobertura da futura casa de apoio aos catequistas (que está mesmo quase!), percorrer e reconhecer bem o terreno, a sua topografia e singularidades para melhor implantarmos os futuros edifícios, deixar informação para ser partilhada com a comunidade, tentar desenvolver ao máximo o projecto que ansiamos ver crescer. Tudo isto entre consultas, preparação da Pastoral da Criança e outras actividades inerentes à missão.

 

            Por outro lado, a nostalgia de uma despedida que se aproximava a cada pôr-do-sol, a sofreguidão de querer aproveitar cada segundo de colo e partilha, de cada riso e abraço e da imensa alegria que todos os dias me invadiu de manhã à noite.

            Agora é hora de voltar a casa...abraçar os meus filhos e os meus pais de quem tenho tantas saudades, reunir os amigos para partilhar as aventuras e dizer a todos o quão bonita é esta Missão, o quão lindo é o Gungo e deixar em todos a vontade de virem também deixar aqui parte do seu coração!

            Mas não têm que se preocupar com isso...porque aquilo que levamos é imensamente maior!

 

            Até já, Donga!

 

Pela Equipa Missionária

Cristina Mão-de-ferro

1 comentário:

Ção Julião disse...

É sempre com muita emoção e saudade que recebo estas partilhas!
Reconhecer alguns rostos e sorrir com eles. Abraços sem fim para todos!
Twapandula tchiwa!
Tukasi kumosi ♡