segunda-feira, julho 04, 2022

As construções no Gungo

 Saudações a todos!

Hoje escrevemos para vos dar conta de como estão as nossas construções na Missão!

Um dos projectos mais bonitos da nossa Missão, está relacionado com a construção de edifícios em BTC – Blocos de Terra Comprimida.

Esta técnica construtiva, já em desenvolvimento noutros países do mundo, como é por exemplo o Brasil, recorre à terra local que, misturada com água e uma pequena quantidade de cimento, nos permite a produção de blocos de terra cujo impacto ambiental é praticamente zero. Isto porque, além da matéria-prima se encontrar a metros do estaleiro, não é usada qualquer energia para secagem dos blocos. Secam ao ar e apresentam bastante resistência, conforme já pudemos testar.

A produção destes blocos é também uma forma de ajudar a comunidade local, dando-lhe emprego directo e a aquisição de conhecimentos que ajudarão, com certeza, na autonomia futura desta população.

Estamos assim no bom caminho para tornarmos real o sonho de construir equipamentos (escola, posto de saúde, capela, casa de apoio aos missionários, cantina...), que ajudarão no desenvolvimento da comunidade do Gungo, criando espaços mais dignos de resposta às necessidades da população.

Neste momento, estamos perto de finalizar a Capela do Uquende, onde só faltam alguns pormenores e também a casa de apoio aos catequistas que fica na Donga, a aldeia da Missão.

A nossa equipa de projecto continua a trabalhar afincadamente no plano geral da aldeia e o próximo fim de semana vai ser muito importante: uma equipa de topógrafos de Luanda disponibilizou os seus serviços para nos ajudar com o Levantamento Topográfico, imprescindível para a continuação dos trabalhos.

Aliás, aproveitamos esta publicação para agradecer a todos os amigos da Missão que têm permitido através dos seus contributos, fundos, contactos, apoios de toda a espécie, para conseguirmos tornar estes projectos reais.





Twapandula!!

Pela Equipa Missionária

Cristina Mão-de-ferro

2 comentários:

Anónimo disse...

Fico muito feliz

Anónimo disse...

Fico feliz por ter conhecimento das obras já realizadas e a realizar. Que Deus vos abencoe!