segunda-feira, agosto 25, 2008

A irmã Nancy noutra frente de Missão

Boa noite amigos.
Hoje é ao mesmo tempo e dia de alegria e de alguma pena.
No momento em que escrevo estas linhas a irmã Nancy está em viagem para o México.
Chegou para ser missionária em Portugal no dia 22 de Setembro de 1998.
Durante estes praticamente 10 anos esteve integrada na comunidade das Irmãs Filhas de Santa Maria de Guadalupe, na cidade da Marinha Grande.
Nesta paróquia desenvolveu a sua acção no atendimento de cartório, Pastoral Social, Juventude Operária Católica, Catequese, entre outros serviços.
Também colaborou com outras comunidades e em actividades da diocese em situações pontuais.
Desde a primeira hora que a irmã Nancy integrou o Grupo Missionário Ondjoyetu, mesmo ainda antes de ter este nome.
Participou no primeiro encontro que teve lugar em Agosto de 1999 e foi a origem deste grupo. No ano 2000 esteve um mês em Angola com o primeiro grupo que lá se deslocou em missão.
A partir de 2002 foi a alma das semanas missionárias que todos os anos se têm realizado no Alentejo.
Além disto, sempre marcou presença nas actividades do grupo com as suas ideias, sugestões, com a sua alegria, com a sua proximidade... como se costuma dizer, vestiu sempre a camisola. A sua presença neste grupo tem sido preciosa; como coordenador, convido todos a que não deixemos que a ausência física da irmã Nancy nos leve a diminuir o nosso empenho missionário: continuarmos este projecto com a mesma alegria e entusiasmo é a melhor forma de mantermos entre nós a nossa irmã pois foi isso que ela sempre fez.
Mas mais do que aquilo que esta irmã fez entre nós, marcou o que a caracteriza como pessoa: a sua alegria transparecida no seu quase permanente sorriso, a sua espontaneidade, a sua simplicidade e humildade, a forma afectuosa como se relacionava com toda a gente; por outro lado, a sua fé e dedicação a Deus no serviço do próximo, muitas vezes dos mais pobres e abandonados. Para quem a conhece não é preciso dizer mais palavras...
Por tudo isto estamos gratos à irmã Nancy, pelo testemunho que deu entre nós e damos graças a Deus pela sua vocação e tempo que esteve no nosso país
Agora vai integrar uma nova comunidade, em Chihuahua, no México, de onde é natural.
Queremos desejar-lhe as maiores felicidades e bênçãos de Deus para a nova Missão.
E, apesar da distância, esperamos manter o contacto, que ela nos vá visitando neste blog e mandando os seus abraços de ursa e beijinhos de passarinho, como costuma dizer.
Bem, no fim de tudo o escrevi sinto que as palavras dizem tão pouco... mas fica a intenção e a expectativa de muitos comentários.
Fica também a fotografia dos que a fomos acompanhar ao aeroporto.
Um abraço para todos.
P. Vítor Mira

7 comentários:

Vera disse...

Irmã Nancy, pelo pouco que partilhei consigo em Portugal, sinto que tudo o que o Pe Vitor escreveu lhe assenta muito bem! Deixa com certeza muitas saudades, mas deixa ainda maior o testemunho de seguir a Jesus para onde quer que Ele nos chama! A mim pessoalmente fala-me ao coração e à determinação! Muito obrigada a si pelo exemplo e a Deus por tamanhas bençãos!

Até breve, estamos juntas! *

Clara Neves disse...

Como disse o Pe. Vítor, é com alegria e tristeza que vivemos estes momentos. É de alegria por saber que a Irmã Nancy está a seguir o caminho que tem de seguir, de saber que irá realizar tantas maravilhas, que irá levar o seu sorriso, a sua palavra e a sua alegria a quem já está à sua espera... mas não deixa de ser tristeza porque a ausência de alguém de quem se gosta provoca saudade. Uma saudade e uma tristeza saudável porque é com muito carinho e amizade.
Muito obrigada...
Estaremos sempre Juntas!

Anónimo disse...

Pois é meus queridos ONDJOYETUS,estamos aqui presentes nao pensem que por estar longe vou-me afastar, pois nao porque vos chatiarei ainda que alguns nao gostem(estou a brincar porque sei que no fundo muito fundo ate gostam de mim) cheguei bem gracas a Deus ao meu querido Mexico,as 6hrs foi um momento de emosao.
Neste momento estou na casa do noviciado em Atlixco-Puebla vim cumprimentar as irmas.Voltareia casas Central e vou na 5f para minha terra Monterrey, estarei uma semana e irei para minha nova missao na qual ja estao a minha espera as minhas irmas e a nossa sra de Fátima segundo me conta a minha superiora, foilhe ofrecida uma imagem ao pároco que este ofreceu aos joevns para rezarem o terço.Eu priemiro Deus trabalharei com os jovens.Estamos juntos e hasta la proxima! Um beijinho de pasarinho e um abraço de ursa.Vossa mana Ir.Nancy

MiradeJesus disse...

Bom dia.
Que bom já ter recebido notícias da ir. Nancy e saber que chegou bem ao seu México Lindo y Querido.
Agora desfrute bem com a família porque é pouco tempo.
E que depois comece a nova Missão cheia da força e da alegria que a caracterizam.
Um abraço. Estamos Juntos.

P. Vítor Mira

Anónimo disse...

Irmã Nancy inda bem que correu tudo bem. Espero que corra tudo da melhor maneira possivel e tenho a certeza que vai dar muitos frutos como deu aqui em Portugal... Boa Sorte mana!!!

ja agora, aproveito pa dar Sorte ao ppl da linha da frente, sei que nao podem responder, mas espero que teja tudo correndo da melhor maneira possivel...

Abraços e Beijinhos para Todos...

Eng. Filipe Ribeiro, aquele rapazito pah! porreirinho da Loureira.

jose de jesus disse...

Ficamos imensamente felises e contentes, por termos a noticia de chegou de saúde e feliz.
Deus queira que assim seja em toda a sua vida (contente e feliz)
Que Deus a premei pelo seu bem que fáz sem querer nada em troca. Adeus Yrmã NancY.
Um beijo meu e outro de mimha esposa.

Anónimo disse...

Olá a todos!
Faltei á despedida da mana Nancy mas não me falta o testemunho dela. Não nego a tristeza, e o "ciúme", de saber que foi para o México. Contorno-os pensando que o mais importante ficou, saber que existem pessoas extraodinárias e que a Mana é uma delas. Também tenho a noção que não seria nada Cristão querer que ela ficasse sempre connosco. Pessoas como a Mana são poucas e devemos deixar que ela continue o trabalho dela com outros. Por aqui sinto a obrigação de ajudar "no crescimento das boas sementes" que a Mana nos deixou. Beijinhos
Ana Carreira