domingo, agosto 31, 2014

Peregrinação à Pedra Gonga

Olá, muito bom dia.
Aqui estamos para partilhar em algumas linhas mais alguns passos da nossa missão.
Depois do regresso do Longundo estivemos alguns dias no Sumbe. No dia 14 de Agosto subimos para a Donga para preparar a peregrinação à Pedra Gonga, uma capela construída por volta de 1950 sobre uma enorme  rocha, junto à aldeia do Uquende.
No dia 16 de manhã, sábado, partimos da Donga a pé com algumas dezenas de pessoas que já tinham chegado de vários pontos da missão. Percorremos cerca de 17 km e foram-se juntando a nós outras pessoas que vinham de outras aldeias e com as quais já tínhamos encontro marcado para prosseguirmos juntos. Logo que chegámos encontrámos outras pessoas que já tinham chegado de outros pontos da comuna do Gungo e dirigimo-nos à pequena capela para agradecer a chegada e o encontro.
De tarde tivemos a celebração da missa na capela do Uquende seguida de um tempo de oração de meditação.
À noite fizemos uma procissão de velas com uma imagem de Nossa Senhora desde a capela do Uquende até à pequena capela da Pedra. Foi grande o número de pessoas que participaram neste momento. O andor era muito simples e pobre, feito com uns paus tortos, a inspirar o sonho de fazer um mais adequado; também as velas “made in China” se apagavam com algumas facilidades e estavam a pedir uns copinhos de plástico para as proteger do vento, que entretanto já vão a caminho para uma próxima oportunidade. Durante o percurso meditámos os mistérios do Rosário.
No fim, já de regresso à aldeia, era grande o contentamento das pessoas por aquela experiência de fé e ainda ficaram mais uns largos minutos a cantar e a dançar para expressar essa alegria da fé.
O domingo começou com a oração de Laudes na aldeia. Após o “mata-bicho” e as devidas preparações, tivemos a celebração da missa dominical junto da antiga capela com a presença de várias centenas de pessoas provenientes de toda a área da missão.
No as pessoas voltaram às suas aldeias certamente mais animadas e revitalizadas na sua fé.
Em anos anteriores já tinham feito procissões até esta capela. Mas em 2013 a missão iniciou este que queremos que seja um momento importante ao longo do ano. Foi naquela capela que foram batizados os primeiros cristãos do Gungo e por isso é um marco histórico na fé da comunidade
Um abraço e até breve.

P. Vítor Mira

1 comentário:

Tio Serra disse...

Obrigado Pe. Vítor pela partilha da missão.
Recordar é viver e eu recordo com saudade a peregrinação do ano passado que foi feita nas mesmas condições, e foi um fim de semana muito rico com momentos de oração muito fortes.
Em 2013 eramos um grupo numeroso, Pe. Vítor Mira, Joaninha, Terezinha, Tio Filipe, Mila, Elsa Neves, Carlos Neto e eu.
Um grande abraço.
Estamos juntos.
Tio Serra