segunda-feira, setembro 01, 2014

Formações na Donga

Olá amigos, boa noite.
Como já foi noticiado, estou em Portugal por uns dias…
Aproveito ainda para partilhar um pouco do que foram os últimos dias da nossa missão antes de vir.
De 14 a 23 de Agosto estivemos no Gungo. Como a cantina da missão estava a precisar de abastecimento, aproveitámos para ir no camião Mogui Mogui Elefante Branco, deixando assim abastecimento para um mês.
Além da peregrinação à Pedra Gonga, a que já fizemos referência, durante esses dias tivemos ainda outras atividades.
A mana Tânia deu três formações: lideres da Pastoral da Criança, Parteiras(os) Tradicionais e Promotores Rurais de Saúde. Pelo meio atendeu inúmeras pessoas que recorrem à missão com vários problemas de saúde. As filas de espera nunca terminam e alguns até parece que querem aproveitar a presença da médica para curar alguma doença que ainda poderão vir a ter quando ela já não estiver…
Durante estes dias também houve retiro de cerca de 50 catecúmenos que andam na escola, aproveitando a pausa escolar de agosto. Num dos dias tivemos aquilo a que chamamos “campanha”: uns foram cortar lenha para missão, outros “capinar” um terrenos que queremos semear nas próximas chuvas. No fim houve surpresa: leite e cereais que tinham oferecido à nossa missão. E como lhes “cuiou” (agradou).  Aquelas crianças e adolescentes ficaram tão animados com o que viveram na missão que nem queriam ir embora… mas tinha que ser porque a seguir vinham outros.
E os que vieram a seguir foram os catequistas, menos do que esperávamos, e os promotores rurais de saúde, cerca de 40. A estes últimos apelámos a que aproveitassem bem a formação e a levassem à prática nas suas vidas, famílias e comunidades. Demos a conhecer que embora a formação para eles fosse gratuita, de fato ela tinha custos que outros suportavam para os poder apoiar.
E foi muito interessante a reação: no fim da formação leram uma bela mensagem de agradecimento à mana Tânia e deram-lhe uma oferta de cerca de 8.000,00 kwanzas (um pouco mais de 50,00 euros). Foi um gesto bonito de quem tem pouco, mas percebeu que mesmo assim também pode partilhar. E a Tânia foi “obrigada” a aceitar.
Mas durante estes dias ainda houve mais… fica para a próxima. Ficam as fotos que ilustram esses dias e um abraço.

P. Vítor Mira






 

1 comentário:

Anónimo disse...

ÁNIMO para á MISSÃO!
UNIDOS na ORAÇÃO!
Muito obrigada pela partilha e pelo trabalho que fazem para que muitos possam sorrir e viver.
Sempre unidos.
Um abraço de urso missionário e um beijinho.
Vossa mana Ir.nancy