quarta-feira, setembro 03, 2014

Angelicana, mãe de uma grande família

Olá, muito boa noite.
Amanhã já é dia de regresso a Angola. Por isso ainda quero aproveitar para partilhar convosco algumas das últimas novidades da missão.
Na última semana que lá estivemos demos mais uns passos em direção à sustentabilidade da missão, um dos objetivos dos nossos projetos de desenvolvimento.
Depois da primeira capoeira, que já tem habitantes, fizemos a segunda, mesmo ao lado. O objetivo é ter dois espaços separados , um para as galinhas poedeiras, outro para o resto da classe galinácea.
Aqui há uns anos foi oferecida à Angélica Filipe uma porquinha ainda pequena que logo recebeu o nome de Angelicana. Entretanto a porquinha cresceu, ficou prenha, pariu alguns porquinhos, mas comeu-os todos.
Depois “ganhou juízo” e a família cresceu. Já temos ao todo 16 suínos, entre machos e fêmeas, sem contar dois ou três que já comemos, mais três que já foram vendidos e ainda os que morreram. Portanto, a Angelicana é mesmo de boa fibra.
Desde o início que a “família” esteve à guarda da mãe Carolina, no Uquende. Nós fomos apoiando com as despesas da alimentação dos animais. Mas para ela já era um peso. Por isso, há uns tempos começámos a preparar um local que aos poucos foi recebendo melhorias e finalmente ficou terminado neste mês e Agosto. Depois o camião Mogui Mogui Elefante Branco transportou toda a bicharada para a nova “casa”. Ao princípio viu-se que estranharam, depois rapidamente se adaptaram.
A criação destes animais visa apoiar a nossa alimentação (para não estarmos tão dependentes dos enlatados) e também proporcionar receitas para a missão com a sua venda.
Muito obrigado a todos os que de alguma forma foram apoiando a implementação destes projetos.
Um abraço e até breve.

 
P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...

Olaaaa manos ONDJOYETUS:
Ainda bem que a familia esta a crescer e a dar frutos e me parece que bons frutos.
Para frente sem olhar para atrás, a continuar a dar frutos.
beijinhos.

Tio Serra disse...

Boa noite amigos.
Pe. Vítor obrigado pelas noticias e pelas fotos, ficamos aguardando que nos envie fotos já com os respetivos habitantes.
Quero deseja-lhes boas viagens até aos vossos destinos.
Um grande abraço.
Tio Serra

maria macedo disse...

Olá Pe Vitor, Pe David, Ana,Inês, Teresinha e toda essa gente maravilhosa que tive oportunidade de conhecer no Gungo que saudades...
Tenho fé que nos vamos voltar a encontrar. Boa viagem, bom trabalho
maria
macedo