quarta-feira, abril 13, 2022

As "portas" da semana Santa

 

                No dia 9 de abril, sábado, a equipa missionária, conforme o programa, chegou à Tuma; uma comuna que fica a 90 km do Sumbe para celebrar o domingo de Ramos. Fomos recebidos com cânticos e danças que anunciavam as boas vindas. A tarde foi passada em atividades pastorais que consistiam em encontros de formação para os membros de Legião de Maria e catequistas, Missa vespertina e a recitação do terço.



                No domingo, a missa que se iniciou às 08h30, terminou pelas 11h30. A celebração foi feita na língua local, umbundo, e daí as leituras pareciam mais longas mas o povo escutava-as interessadamente. À saída da missa, a equipa missionária ofereceu às crianças, vestidos trazidos de Portugal o que as deixou muito contentes e mais coloridas. Manifestando gratidão, fizeram questão de acompanhar os missionários recém-chegados na passagem pelas suas ruas, à escolinha e ao campo da bola. Elas manifestavam expressa e inocentemente a saudade que tinham de outros missionários que passaram por cá. Foi um Domingo de Ramos bem diferente de muitos outros que já tínhamos vivido. A alegria, a viva participação, sem pressa, o convívivo entre gente que chegou de outras aldeias, algumas bem distantes, são aspectos que nos deixaram com pontos de interrogação e admiração. 


                Um Domingo de Ramos verdadeiramente diferente, onde a simplicidade e a alegria foi uma realidade que nos contagiou e nos fez antever uma Páscoa bem diferente.










Pela Equipa Missionária
Pe Sebastian Joseph

1 comentário:

tio Serra disse...

Aleluia Jesus Ressuscitou Aleluia.
Estamos juntos
Um abraço Missionário.