sexta-feira, abril 22, 2022

Semana Santa e Páscoa na Donga


           
Em ordem à celebração da Grande Festa, todos os caminhos foram dar à Donga.

            O silêncio transformou-se num alegre coro de vozes. A nostalgia das pedras negras do Gungo tornou-se um quadro vivo, cheio de cor e beleza em que vida, comunhão e partilha, se fazem realidade e são fonte de verdadeira alegria.   

            Chegada a sexta-feira Santa, logo pela manhã foi tempo do P. Sebastian preparar e encenar com o grupo de jovens a Via Sacra, que tal como a Eucaristia com o ritual do lava-pés foi vivida intensamente por um enorme grupo de pessoas vindas dos mais diversos bairros.

            O recinto, foi albergando todos quanto chegavam e, rapidamente, um mar de gente ocupou o espaço da missão. Cada grupo, escolhendo o seu espaço e em volta da fogueira, conversava, preparava e partilhava as refeições. Aqui a palavra comunhão e partilha faz verdadeiramente sentido.

            Se acreditar é ter a certeza das realidades que os olhos não podem ver, aqui são os olhos do coração a fazer-nos sentir que Deus está verdadeiramente presente.

            Percorridos os passos próprios destes dias, foi em ambiente de muita fé que pudemos vivenciar a Sexta-feira Santa com a celebração da Paixão e adoração da Santa Cruz.

            Chegados ao Sábado Santo, tempo de vigília Pascal, em que os 53 catecúmenos receberam o Batismo, nem mesmo a chuva que começou a cair no final da celebração, que durou das 21:00h até às 00:40h, fez afastar os participantes que permaneceram em festa até de madrugada.

            Após um escasso tempo de descanso, no espaço em que cada um se sentiu confortável, amanheceu o grande dia: o Domingo da Ressurreição. Vestindo as melhores roupas em que as cores fortes são predominantes se fez o anúncio de um dia alegre e, cerca de 800 pessoas, celebraram a Ressurreição do Senhor.

            Presidida pelo P. David Nogueira e concelebrada pelo P. Sebastian a Eucaristia foi o ponto alto da festa. Nela receberam o Sacramento do Matrimónio os quatro casais que se vinham preparando ao longo do tempo e, de seguida, receberam o batismo os filhos destes casais, 6 crianças de colo. Entre cânticos, batuque e danças, foi uma verdadeira explosão de alegria. Nem mesmo as crianças manifestavam cansaço ou vontade de desistir.

            Após a celebração, chegou a hora de partir e aproveitar a vinda à missão para fazer uma consulta ou curar algumas feridas físicas já que as da alma estavam curadas pela felicidade sentida ao longo destes dias.

            Estar neste lugar, trocando as nossas certezas pelo desconhecido tão surpreendente, é sentirmo-nos gratos por estar aqui e vivenciar esta experiência.

 

Pela Equipa Missionária

Isabel Cabeleira










1 comentário:

Tio Serra disse...

Aleluia Jesus Ressuscitou, Aleluia.
Dou graças a Deus pela vossa Missão Linha da Frente,
pelo belo relato da Celebração da Fé do maravilhoso povo do Gungo.

Um grande abraço Missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra.