segunda-feira, setembro 07, 2009

AKOMBE WEIA

Há cerca de quinze dias atrás tivemos a alegria de duas chegadas vindas de Portugal: a mana Inês, que veio reforçar a Equipa missionária, e o Padre Virgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima, que veio a Angola para participar na peregrinação anual da Senhora da Muxima, pelo que fez questão de conhecer a Missão do Gungo e a Equipa Missionária . Durante a viagem, de Luanda até ao Sumbe, houve tempo para partilhar as novidades da missão, saber as novidades de Portugal e responder a todas as perguntas de quem pisa este país pela primeira vez este país. Durante a breve estadia no Sumbe, foi possível conhecer a Ondjoyetu, a nossa casa, contactar com uma realidade diferente e conhecer um pouco da cultura deste povo lindo. No dia 29 de Agosto, foi o dia de subir ao Gungo. Após carregar o “cavalinho branco” (o nosso carro), aí fomos nós, com a família reforçada. Após os 80 km de asfalto, ao chegar à picada, iniciou-se uma nova etapa desta viagem: a subida para o coração do Gungo. Foi feita entre saltos, um cenário de belas paisagens e muitas explicações sobre a missão, sua caminhada e funcionamento. Ao chegar ao Uquende os cânticos e palmas deram côr a este momento e fizeram sentir o quão eram esperados e bem-vindos a esta comunidade.
Durante a tarde, fez-se um encontro de esclarecimento sobre as aparições e a mensagem de Fátima , seguido de uma procissão de velas desde a capela da pedra Gonga (uma capela construída em 1950 sobre um rochedo) até ao bairro do Uquende. Foi uma manifestação um momento bonito onde a chama das velas, que venciam o escuro da noite fazia lembrar que a chama da fé está viva nestes filhos, unidos a tantos outros que, no Mundo, louvam a mesma “Mãe”. Na manhã seguinte, celebramos com alegria a Eucaristia dominical. Os cânticos e as danças com que o povo manifestar a Deus a alegria de ser visitado e a fé que tem. O momento do almoço foi um momento de partilha com alguns catequistas com grande emoção, muitas recordações boas dos últimos tempos de Missão foram lembradas. À sobremesa houve a oportunidade de cada um exprimir sentimentos e partilhar ideias e, até o nosso visitante, pode partilhar o que lhe ia no coração. Em relação à nossa mana Inês, dizemos: ukombe weia! (bem-vinda). Pois é sempre bom receber reforços para tanto que há a fazer. No que diz respeito ao Pe Virgílio, foi muito agradável para nós, Equipa Missionária, sentir nele a presença da diocese de Leiria-Fátima, poder partilhar como é a nossa vida na Missão, e receber dele alento para continuar.
Obrigado padre Virgílio!
Um grande beijinho para todos....
TUKASI OLONDJANJA VYOSI KUMOSI (Estamos sempre juntos)

2 comentários:

MiradeJesus disse...

Foi com muita alegria e satisfação que recebemos a informação de que o P. Virgílio Antunes iria a Angola e aproveitaria essa deslocação para visitar a nossa missão do Gungo.
Por aquilo que é dito neste texto percebemos que foram momentos marcantes para todos: povo do Gungo, equipa missionária e P. Virgílio. Ainda bem.
Enquanto memebro deste grupo missionário quero deixar aqui a minha satisfação e gratidão por esta visita, tanto mais que o Santuário de Fátima tem dado um importante apoio a este projecto missionário.
Obrigado a todos. Um abraço.

P. Vítor Mira

Anónimo disse...

P.Virgilio:
Confio em Deus que a sua estadia por essas terras tao queridas de Angola e esse povo tao cheio de fe e alegria,encheram o seu coracao.
Que essa experiencia de FE, seja para se um agradecimento a Deus e um reto a partilhar com os irmaos o seu acreditar em esse DEUS de BONDADE!
DEUS FAZ AS COISAS BEM FEITAS!
Muito ánimo nos seus afazeres e obrigada por apoiar essa missao e outras mais.
Bom desculpe que me entrometa ao falar assim mas ali ou aqui, continuo a partilhar a minha FE.
Deus continue a ajuda-lo e Maria SAntíssima a proteje-lo.
Unidos na oracao:Ir.Nancy