sexta-feira, novembro 27, 2009

Ser jovem no Gungo – Afinal, o que é ser jovem?

O que é ser jovem? Foi o tema do encontro mensal de jovens da missão no passado dia 10 de Outubro, numa das aldeias do Gungo, Kubal 6 Pontes. Neste encontro de jovens reúnem-se os jovens dos vários centros que compõem a comunidade do Gungo. Esta aldeia fica num dos extremos desta comuna, o que se demonstrou na participação dos jovens, uma vez que a única forma de eles poderem estar presentes era caminhar. E foram alguns os que caminharam, que ousaram avançar para um encontro de jovens onde certamente sairiam mais ricos. Alguns jovens caminharam 10h a pé, sempre com um sorriso nos lábios e com muita alegria. Neste encontro reflectimos na questão: “o que é ser jovem?” Tudo começa por saber o que é ser jovem e qual o nosso papel na sociedade, só assim poderão sentir-se e fazerem-se sentir jovens. Foram muitas as partilhas dos jovens que estiveram, baseando-se na energia, na entrega, no espírito de solidariedade, na altura de lutar pelos sonhos, de trabalhar por uma vida melhor, ter coragem para avançar. Mas acima de tudo “Ser jovem é viver entusiasmado por um Modelo! Tu.. jovem, tens a vida nas tuas mãos! Para construíres, para comprometeres, para fazer dela dom aos outros.”. Ainda nesse centro tivemos a oportunidade de reunir com os jovens locais onde abordamos os temas do namoro e da sida. O primeiro prendia-se com a dificuldade que os jovens apresentam durante a sua vida de casado, em algumas questões culturais que condicionam o tempo de namoro. O segundo, foi realizado com o objectivo de esclarecer os jovens acerca desta doença, de toda a sua dimensão e da sua problemática. De 31 de Outubro a 15 de Novembro estivemos noutra aldeia da comunidade do Gungo, no Chimbango. Nestes dias realizamos encontros com os jovens do centro onde voltamos a abordar a problemática da sida e do álcool. No dia 7 de Novembro foi dia de encontro com os jovens da missão, em que o tema era a solidariedade! “Quem sou eu? O que faço pelo mundo?” Todos nós podemos ter um papel activo na sociedade que vivemos e está nas mãos de cada um de nós lutar por um mundo melhor e entregarmo-nos por inteiro a tudo o que fazemos. Ser jovem também é ser solidário, ser amigo e preocupado com os outros. Ser jovem é acreditar e lutar por aquilo que acreditamos. “E tu… o que fazes pelo mundo?” Inês Pereira Projecto “Ser Jovem no Gungo”, financiado com o apoio da Comissão Europeia

7 comentários:

Anónimo disse...

Olà Ondjoyetus e visitantes do blog!
Eu bem digo que este projecto é positivo e bem organizado.
Gostei de saber estas ultimas noticias da "linha da frente".
A jovem Inês, entusiasta e trabalhadora, està de Parabèns. Não é fàcil desenvolver projectos com tão poucas condições mas ela é "màgica profissional" e consegue.
Até breve

Ana carreira

Anónimo disse...

OLá mana Inés:
PARABENS pelo teu trabalho mas sobretudo pela tua doacao aos irmaos.Continua na simplicidade e na alegria.Muito Ánimo!
Estamos contigo.
Tua mana Ir.Nancy

Anónimo disse...

Inês e Ana, obrigada pelo vosso testemunho, entusiasmo e alegria que põem no trabalho que fazem que bom para uma mãe (babada).
Que Deus vos ajude a realizar esse sonho porque o pouco com Deus é muito.
Estamos juntos, força.
beijos da mãe
Delfina.

Anónimo disse...

Olá a todos1

Mais uma prova superada . Parabéns e continuem essa maravilhosa obra de Deus...

Razões tem a mãe para se dizer de (babada), parabéns também para ela.

Beijoquinhas

Ana Matos

Anónimo disse...

Olá manas!

Como corre a missão?
Pelas notícias do blog, a vida dos Jovens no Gungo avança por um longo mas bom caminho.
Rezo por vós, para que consigam fazer entender a toda a comunidade o que é ser jovem solidário e saudável.

Um grande beijinho e um forte abraço para voçês, a Teresinha e o Patele!


Mana Martinha*

Anónimo disse...

PARABÉNS A TODOS OS QUE PARTECIPAM NESTE BLOG

Anónimo disse...

AS MINHAS FÉRIAS.
Foi com muita mágoa que parti de férias, por não poder estar no espectáculo, DAR COR Á VIDA, e não poder partilhar, com o grupo nas jornadas de Aveiro.
DOU GRAÇAS ao SENHOR, porque me conduziu na direcção da Igreja do Senhor Santo CRISTO, onde pela manhã fui partilhar na Eucaristia do dia de CRISTO REI, no seu Templo
Foi uma imensa GRAÇA que recebi,
quando pensei em ir aos Açores, nunca pensei ter a Graça, de Adorar o SENHOR SANTO CRISTO em
dias de CRISTO REI.
Rezei todos os dias naquele Templo
por todos nós, é um lugar magnifico, acolhedor, e que me deu
muita confiança na SUA PALAVRA.

Quero dar os parabéns á Linha da Frente, e agradecer as boas noticias que nos tem enviado, sei que com muita dedicação e Amor á Missão, estão trabalhando na messe grande, em que os trabalhadores são poucos.

Estamos sempre juntos em Oração.
Até sempre
Tio Serra