segunda-feira, fevereiro 15, 2010

O telhado voou!

No Domingo, dia 31 de janeiro, ao chegarmos ao Uquende, após 25Kilómetros de picada, o povo que estava à espera acolheu-nos com cânticos mas logo veio o catequista geral que me apresentou uma mensagem urgente vinda da Tuma. Dizia assim:
"No passado dia 29/01/2010 o centro de S. José distambou-o no seu total. Apareceu uma tempestade que causou este género."
Embora sem ter todas as certezas, fiquei com a ideia de que aquela carta me dizia que o telhado da capela da Tuma tinha voado por completo. Pude constatar essa realidade na segunda-feira quando percorri os 22 Km de picada que separam o Uquende, onde estávamos, e aquele lugar da Tuma. Só sobre o altar é que ficou ma parte do telhado. Um grande embondeiro fez de barreira e evitou o destampar completo da igreja. Mas este desastre fez espicaçar a coragem de alguns e já entraram mata adentro para cortar paus que substituam os velhos paus podres e que o salalé (formiga tipo térmita) insistiu em roer. A foto foi tirada no Domingo durante a missa. Tivemos chuva e tudo, obrigando as pessoas a apertarem-se debaixo das áreas ainda cobertas... Estão já a trabalhar na reconstrução...É assim a precaridade que obriga a soluções... Ninguém se aleijou. Vamos recomeçar!
P. David

3 comentários:

MiradeJesus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MiradeJesus disse...

Olá P. David e comunidade do Gungo e mais concretamente da Tuma.
Mais uma vez esta comunidade é chamada a lançar mãos à obra.
Este acontecimento traz-me à memória o percurso sempre algo atribulado desta comunidade da Tuma.
A própria capela desta comunidade é bem imagem das dificuldades que tem vindo a sentir ao longo do tempo.
Queira Deus que esta situação, que num primeiro momento é de lamentar, traga um novo vigor e marque um ciclo de renovação nesta comunidade.
Um abraço para todos.

P. Vítor Mira

Anónimo disse...

ola amigos da linha da frente:
Que este percnse nao seja nada de mau.Muita coragem e como amanha ja é dia de ceniza e inicio da Quaresam vos desejo o melhor.
PAra os de la e para os de Portugal e nao só tambem para os do mundo fora.
Um beijinho e um grande abraco
Estamos juntos
vossa mana Ir.nancy