terça-feira, abril 06, 2010

Todos com saudades do Ti Vitorino =)

Há aproximadamente um ano o nosso Blog começou a publicar a vinda do nosso grande catequista TI VITORINO.. :) E, no dia 16 de Abril de 2009, a Rute noticiava o seguinte:

"Finalmente o sonho está aí! Pois é amigos, há uns tempos atrás escrevi uma mensagem a contar-vos a história do Ti Vitorino, lembram-se? Pois bem, parece que Deus ouviu o nosso sonho e quis concretizá-lo...Daqui a poucas horas sairá de Luanda um avião com destino a Portugal que transportará este nosso amigo até junto de nós... Um forte Twapandula a todos os que tornaram este sonho possível, em meu nome mas sobretudo em nome do Ti Vitorino! Que ele se sinta em casa e seja muito bem vindo a esta família;) Estamos juntos!"

No dia seguinte, o tão aguardado dia da chegada do Ti Vitorino, o P. Vítor partilhava connosco a história de vida do nosso recém chegado:

"O Sr. Vitorino é casado, teve 11 filhos dos quais estão 5 vivos e tem 61 anos de idade. É promotor rural de saúde no Gungo. Mas também tem a sua lavra onde cultiva milho, batata doce e feijão; tem também uma plantação de banana, mas é muito difícil escoá-la devido aos maus acessos do Gungo. Veio visitar-nos na qualidade de catequista membro do Ondjango (o nosso Conselho Pastoral) do Gungo."

O Ti Vitorino fez muitas coisas em Portugal, tais como, participar na Feira Maio, visitar a Missão no Alentejo, dinamizar o Acantonamento Missionário e trabalhou também no carregamento do contentor em Maio.

E assim foram dois meses diferentes, em que pudemos sentir o calor do Gungo, aqui , na equipa da rectaguarda.

Os testemunhos da sua estadia foram os seguintes:

"A presença do Tio Vitorino foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora, única (para quem já tinha ouvido falar tanto dele!) e de muita alegria! Sempre com um sorriso e boa disposição, ia contagiando quem o rodeava! É de facto, uma pessoa muito especial e que deixou muitas saudades!!!Foram dois meses que acabaram por passar muito depressa mas, que foram repletos de momentos inesquecíveis!"

"Twapandula...Em primeiro lugar a Deus, por me ter concedido a graça de ter o sr.Vitorino em nossa casa não como hóspede, mas como um familiar muito especial! Sim , porque pelas muitas conversas que partilhámos tive a oportunidade de o conhecer como uma pessoa muito especial.Foi para mim um presente de Deus pelo pequeno contributo que dou a este grupo.Obrigada também a todos , tanto da linha da frente como da rectaguarda que proporcionaram esta visita do Sr. Vitorino"

"Espero que esta visita do Sr. Vitorino solidifique o trabalho realizado e que motive todos os habitantes do Gungo que também fazem parte da equipa do Ondjoyetu. Mesmo sem os conhecer fisicamente, sinto que houve uma aproximação e que há uma união de esforços e objectivos. Oxalá, dêem frutos."

É com saudades que relembramos o nosso amigo e que agradecemos o apoio de alguns voluntários e membros do Grupo Missionário que conseguiram angariar 1080€ para pagar as despesas da viagem do nosso catequista. Muito obrigada a todos e obrigada também às famílias que acolheram com tanto carinho o Ti Vitorino em suas casas.

As despesas do lado de lá da missão ascenderam a 1.441,47 €, inclui gastos com passaporte, viagem, documentos e seguro.

Certamente que esta iniciativa foi enriquecedora para o Gungo que pôde ouvir as fantásticas histórias do nosso país contadas pelo nosso catequista e também muito enriquecedor para o nosso grupo, que ouviu pelo testemunho do Ti Vitorino , o relato do trabalho da equipa missionária no Gungo.

Twapandula a todos.... =)

Celina

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá mana Celine!
Adorei a tua posta...
Sem dúvida que a ida do Tio Vitorino a Portugal foi uma grande mais valia para todos; para quem está desse lado, que se deixou contagiar pelo entusiasmo e simplicidade de um mais velho sábio; e principalmente para o povo, que ficou com uma ideia muito mais clara do que se faz por aí, para os ajudar.
Obrigada Tio Vitorino plos seus conselhos tão sábios!!!

Clara Neves disse...

Que bom esta partilha!
Que bom relembrar o Tio Vitorino e toda a história envolvente à sua vinda, à sua estadia e à sua partida!
Que bom sentir esta saudade...saudade alegre por ter contactado com uma pessoa tão especial e que estava em representação do povo do Gungo!
Que bom!

Obrigada :)

Beijinhos para a Linha da Frente e para a Mana Nancy!

Anónimo disse...

Parece que foi ontem que na Igreja das Chãs, finalmente, dei um abraço há tanto tempo esperado...ao Sr. Vitorino! Foi tão bom tê-lo connosco...e foi bom para o Gungo que ele aqui estivesse!
Agradeço a Deus por isso.
Beijinhos ;)
Rute

Anónimo disse...

Dou gracas a DEus porque eu tambem partilhei uns momentos com ele ainda que foi pelo messenger consegui velo.Ainda bem que Deus mexe os coracoes das pessoas para que os sonhos se fazam realidade.
Obrigada pela partilha.
Beijinhos e abracos para todos.
Mana Clara obrigada pelos cumpriemntos e beijinhos.
Vossa mana Ir.Nancy

Anónimo disse...

Obrigada por partlhar comigo pelo messenger ao nosso tio Vitorino.
Cumprimentos para todos.
Clarinha Obrigada pelos beijinhos que enviaste.
Vossa mana Ir.Nancy

FERNANDA disse...

Para o Tio Vitorino commuitas soudades, para a linha da frente, S.Padre David, a marota da Ines, desculpa mas alguns acentos não se dão comigo, e a Teresinha, e a linha da retaguarda, que jESUS RESSUSCITADO lhes de todas as bençoas que merecem.E como irão receber reforços, ou já receberam não sei, força muita força. BEIJINHOS PARA TODOS DE LÁ E DE CÁ DA. FERNANDA