sábado, setembro 11, 2010

As manas Maria Inês e Elsa Regressaram

Boa tarde.
Já não é sem tempo que vimos dar a conhecer que as jovens missionárias leigas Maria Inês Pereira e Elsa Pedro regressaram de Angola. A sua chegada aconteceu na tarde da passada quinta-feira, dia 9 de Setembro. Lá estavam a recebê-las seus pais, irmãos, outros familiares e amigos membros do Ondjoyetu.
O momento foi de grande emoção com abraços bem fortes e lágrimas à mistura: pela alegria do regresso de boa saúde, pelo reencontro com as pessoas que se ama e por tantos sentimentos que se cruzam de forma tão complexa. Sim, porque aqueles alegres corações pelo reencontro com os familiares parece que também ficaram pendurados lé pelos embondeiros do Gungo...
A Inês esteve em Angola mais de um ano: além de muitas tarefas que desempenhou, deu particular atenção ao trabalho com os jovens, tendo mesmo levado a cabo o projecto "Ser Jovem no Gungo". Pelo que sabemos a experiência da Inês foi muito marcante e rica.
A Elsa esteve em Angola quase dois meses, aproveitando o tempo das férias escolares. Apesar do relativamente pouco tempo que esteve na Linha da Frente, esta jovem também teve a oportunidade de ter uma vivência que para sempre a marcará.
Aliás, do rosto das duas transparecia a alegria que a Missão lhes trouxe.
Neste momento, da diocese de Leiria-Fátima, estão em missão no Gungo o P. David e a Maria Angélica Filipe. Com eles está a Teresa Paula, jovem do Gungo que desde Junho de 2008 integra a equipa missionária.
Para as nossas manitas Inês e Elsa uma palavra de boas vindas e de alegria pelo seu testemunho de jovens cristãs que sabem colocar o dom maravilhoso que é a vida que Deus lhes deu ao serviço dos outros. E não se esqueçam que a vossa missão continua deste lado e que temos que pedir ao Senhor da messe que envie mais trabalhadores para a sua messe.
À equipa da Linha da Frente a nossa contínua palavra de estímulo e de apreço para continuarem o belo trabalho que têm vindo a fazer.
Ficam as fotografias do dia do regresso.
Cumprimentos a todos.
P. Vítor Mira

4 comentários:

Tio Serra disse...

Ondjoyetus Boa tarde.
O regresso das sobrinhas Inês Pereira e Elsa Pedro Graças a Deus fio muito bom, dou Graças a Deus por terem regressado de boa saúde, porque a Missão essa continua e cada vez com mais talentos para administrar na vinha do Senhor.
Como diz o Sr. Padre Vítor foi um momento muito importante para todos o poder abraçar as nossas Missionárias, que como podemos ver nas fotos vinham vestidas a rigor e ansiosas por abraçar a família, foi um momento de muita alegria.
Dou-vos os meus parabéns por terem partilhado a vossa alegria, simplicidade, Amor, carinho, amizade e a Palavra de Deus, com os nossos irmãos da Diocese do Sumbe, especialmente nas montanhas do Gungo.
Ontem tive uma surpresa muito agradável, na nossa visita ás Prisões a sobrinha Elsa Pedro, não tinha esquecido os nossos encontros da sexta feira, onde visitamos um grupo de amigos, reclusos, que também são Filhos de Deus, e que ela era habitual vir de Lisboa de fim de semana e seguir directa á Prisão Escola, foi um encontro muito bom pois os rapazes poderiam fazer uma entrevista á nossa Missionária Elsa Pedro, e ficarem a saber quais os motivos da sua ida em Missão a Angola, não foi uma aventura como eles pensavam.
Foi um chamamento de Deus que ela soube ouvir e por em prática, dando tudo o que possui a sua vida e o seu Amor aos irmãos de quem já sente saudades, pois no seu regresso deixou um pouco do seu coração com os irmãos.
Para a sobrinha Inês Pereira, é uma resistente da linha da frente que elaborou grandes projectos como o ser jovem no Gungo e outros para ela o meu grande abraço.
Para Linha da Frente não desanimem vamos pedir ao Senhor que envie trabalhadores para a Sua Seara, a Messe é Grande mas os trabalhadores são poucos.
Mana Nancy espero que a recuperação esteja a ser muito boa são os meus votos,de saúde e Graça de Deus.
Estamos juntos na Oração.
Um abraço.
Tio Serra.

Sara disse...

Bem vindas manas! Ou como se diz em humbundo "Acombe veia"

É bom ter-vos de volta e ver como trazem o coração replecto de tantas experiencias boas, e sentimentos de alegria e entusiasmo.
Fizeram um trabalho missionário excelente, e por isso estão de parabéns. O povo do Gungo relembrará sempre a alegria e dedicação destas manas que deixaram o seu país para dar um pouco de si ao Povo de Angola.

Queria também mandar muitos beijinhos grandes à equipa da linha da frente. Embora a distancia que nos separa seja grande, continuamos juntos em espirito.

xauéééé

Inês Pereira disse...

Pois é... Já regressamos ao "puto". é sempre um sensação muito estranha regressar, quando durante algum tempo nos dedicamos inteiramente a estar em missão e em sermos angolanas. Agora estamos cá e a missão não para, vai sempre continuar. Obrigado a todos os que sempre apoiaram esta missão, sem vocês nada disto seria possível.
Por tudo isso... Twapandula chiwa**

Para a linha da frente... um abraço muito apertado, já sabem que o meu coração ficou pendurado lá num embondeiro, por isso, continuará sempre convosco em todos os vossos trabalhos.

Tukasi Kumosi
Desta vossa:
Mana Inêgi*

Anónimo disse...

ola manos Ondjoyetus!
Dou gracas a Deus pela chegada das nossas manas do Gungo.
Confio que tudo tenha corrido da melhor maneira o trabalho e a viajem.
Continuem com o vosso animo e contagiema mais jovens paraa missao.
Estamos juntos!
Tchueeeeeeeeeeeeee! Com aminha amizade e oracao.
Vossa mana Ir.nancy