terça-feira, junho 14, 2011

Dia da Criança no Gungo

Embora com atraso, vamos contar um pouco da nossa vivência do Dia da Criança no centro do Chimbango mais precisamente no bairro do Caponte. Como nesse dia estávamos aqui no Sumbe, decidimos adiar a celebração para quando estivéssemos no Gungo o que veio a acontecer na semana seguinte. Assim, foi a segunda-feira, dia 6, a altura de festejarmos com as nossas crianças esse dia tão significativo. Dedicar um dia às crianças é sempre motivo de alegria mas viver esse acontecimento aqui no Gungo, é algo de diferente e quase mágico. Logo de manhã apareceram muitas crianças uma vez que nesse dia não houve aulas. Começámos por cantar algumas canções acompanhadas de palmas, risos e a viola da mana Inêgi. Como estas crianças aprendem depressa os ritmos e as melodias!
Depois foi a vez de passar à construção de papagaios de papel, que devido à disponibilidade de materiais foi papagaios de plástico. Os sacos com a publicidade do «intermarché» deram lindos papagaios que mais tarde coloriram o céu do bairro. As crianças mais velhas e alguns jovens ajudaram os mais pequeninos a cortar e a amarrar e assim se aprendeu também a ser solidário. Subimos ao cima da Pedra para tentar fazer voar os nossos papagaios mas, o vento, fez-se rogado apesar dos nossos apelos. Valeu a brincadeira e a vista deslumbrante que se tem a partir deste local!
De tarde fomos até ao rio com os nossos materiais de pintura.
Aí cada um pode pôr à prova os seus dotes artísticos pintando em papel e com tintas a sério. Aqui as crianças não têm acesso a quase nada e poder desenhar ou utilizar tintas, papel, pincéis, é uma maravilha! A mana Inês e eu resolvemos pintar a cara das crianças com desenhos ao seu gosto.
Que bonitos ficaram os meninos escurinhos!!!!
À noite celebrámos missa especialmente dedicada às nossa crianças e no final houve surpresa para todos: distribuição de brinquedos que fizeram a delícia dos nossos meninos! Nos dias seguintes era ver a pequenada brincando das mais variadas formas com os novos brinquedos. Que alegria e que entusiasmo! Criança é sempre criança mas quando há tão pouco, tudo se torna mais maravilhoso! Mãezinha Angélica

4 comentários:

Elsa Pedro disse...

Sabe tão bem ler este testemunho e ver estas fotografias :)

Muito Obrigada por tudo*

Estamos Sempre Juntos

Mana Ersa

MiradeJesus disse...

Muito obrigado por esta tão bela partilha cheia de amor e vida.
Um grande abraço para a Linha da Frente.
Estamos Juntos.

P. Vítor Mira

Anónimo disse...

Simplesmente magnifico!!!
Celina =)***
Muitos beijinhos e abraços para todos

Clara Neves disse...

As palavras teimam em sair para ajudar a exprimir o que sente o coração...

Parabéns!

Dia da criança...sempre!

bjs :)
Clara