quarta-feira, fevereiro 29, 2012

O problema da água no Gungo!

Numas das últimas consultas que fizemos no Gungo apercebemo-nos que um dos bairros da nossa Missão, o Aweku, está com muitas crianças infectadas com bilharziose devido à elevada poluição da água. Levámos essa preocupação ao Departamento Provincial de Saúde Pública, no Sumbe para podermos analisar com mais pormenor este problema. Assim, esta terça-feira subi com dois técnicos para irmos junto de todas as pessoas que apresentavam sinais de contaminação para fazermos as análises. Neste mesmo dia, contámos com a colaboração do professor, dos pais das crianças e dos sobas daquele bairro para tentarmos arranjar alguma solução para este problema. Fomos visitar o local onde retiram a água de beber... e como podem ver pela fotografia é impressionte. Como um dos pais me disse "somos resistentes como bois"... e só mesmo com essa resistência e com a Graça de Deus é que estas pessoas ainda vão sobrevivendo. Levámos para o Gungo um pequeno laboratório móvel para fazer as análises e foi possível comprovar que o problema da bilharziose está instalado nesta área. Junto dos responsáveis tentámos também pensar nalgumas soluções para obter água potável e para já vão cavar uma cacimba (poço) mais distante e assim que possível a campanha das manilhas também deslocará para ajudar esta comunidade. Entretanto também vamos conseguir medicamentos para administrar a todos aqueles que estiverem infectados. Como podem ver, esta também é uma das frentes do nosso trabalho, ajudar para que as pessoas tenham mais saúde e tentar colmatar estas falhas que tanto sacrificam este povo. Estamos Juntos Mana Inegi*

4 comentários:

jacinta disse...

Olá manos de Angola as frentes de batalha vão sempre crescendo. Esperamos que a campanha das manilhas sirva para combater a tal bilharziose que afecta os habitantes e tem que ser enfrentada.
Este natal quem recebeu um vale de uma manilha pode considerar que recebeu uma possível "arma" contra essa doença.
Bom trabalho e coragem para cavar os buracos das manilhas.
Beijinhos estamos juntos Jacinta

Dina Lourenço disse...

Coragem amigos,nos momentos menos bons continuamos juntos! Agora esta missão tormou-se mais Urgente de salvar estas crianças infectadas e de conseguir uma resolução p/o tratamento da água... com a juda de Deus a interceder por vós e pelos técnicos vamos conseguir. Beijocas, e boa Missão. Dinita.

Elsa Pedro disse...

Tem sido tão bom o vosso trabalho, a vossa entrega :)

Estamos Sempre Juntos*

Mana Ersa*

Anónimo disse...

Ó meu Deus! que mais irá acontecer a este povo, já tão cansado de sofrer com perigos e doenças.
Dou Graças a Deus, pois a equipa missionária está no terreno para partilhar no momento certo.
Que bom que o Espírito Santo tem dado discernimento aos nossos Padres David e Vítor para programar as prioridades, pois já temos no terreno os moldes para as manilhas, se Deus quiser em breve poderão programar o abrir poços para recolha de água.
Bem meus amigos/amigas Linha da Frente. Obrigado por partilharem os vossos trabalhos.
Estamos juntos
Tio Serra.